As plaquetas, também conhecidas como trombócitos, são células do sangue produzidas pela medula óssea e que são responsáveis pelo processo de coagulação sanguínea, havendo maior produção de plaquetas quando há sangramentos, por exemplo, impedindo a perda de sangue excessiva.
As plaquetas desempenham papel essencial no processo de formação do tampão plaquetário, sendo fundamental para evitar grandes sangramentos, sendo, por isso, importante que a quantidade de plaquetas circulante no organismo esteja dentro dos valores normais de referência.
A trombocitopenia, ou plaquetopenia, corresponde à diminuição do número de plaquetas no sangue, situação que prejudica a coagulação, e pode causar sintomas como manchas roxas ou avermelhadas na pele, sangramento nas gengivas ou pelo nariz, e urina avermelhada, por exemplo.
As plaquetas são consideradas altas, quando sua contagem tem valor igual ou superior a 400.000. O aumento de plaquetas é chamado trombocitose ou plaquetose. Isso significa que o corpo está produzindo mais plaquetas do que o esperado, e isso pode ser prejudicial para o organismo.
As plaquetas se caracterizam por células que a medula produz com o intuito de auxiliar na coagulação do sangue. Ao realizarmos um hemograma e no resultado constar níveis altos de plaquetas geralmente significa que há algum sangramento no organismo.
21 curiosidades que você vai gostar
Níveis normais de plaquetas
São considerados níveis normais quando a contagem de plaquetas se encontra dentro do intervalo de 150 mil a 400 mil por microlitro de sangue. O risco de hemorragia aumenta quando a contagem de plaquetas está abaixo do valor mínimo normal.
Na verdade, na maioria das vezes a ferritina alta não vem acompanhada de excesso de ferro. Atualmente, a causa mais comum é a síndrome metabólica, em função do aumento de peso corporal da população em geral com a presença de gordura no fígado (esteatose hepática), obesidade e diabetes.
Plaquetas altasAnemia hemolítica grave;Anemia ferropriva;Síndromes Mieloproliferativas, como Trombocitemia essencial, Policitemia Vera e Mielofibrose;Sarcoidose;Infecções agudas e crônicas;Leucemia;Após hemorragia aguda;Após retirada do baço, conhecida como esplenectomia;
Em alguns casos, especialmente se o número de plaquetas for superior a 1.000.000/mm3, pode ser necessário o uso de ácido acetilsalicílico pelo risco de trombose, e hidroxiureia, um agente citorredutor que diminui a contagem das células do sangue.
Qual faixa etária mais compram na internet?
O que é o processo de recozimento do aço?
É formado pelo cérebro pelo bulbo e pelo cerebelo?
O que significa sonhar com uma prima?
Porque não se comemora o Dia do Descobrimento do Brasil?
Quem pode administrar uma sociedade anônima?
Quais são as doenças que o ácaro transmite?
Onde fica instalado o certificado digital?
Qual é o saldo da Segunda Guerra Mundial?
Qual a idade mínima para fazer laqueadura?
O que é a avaliação de desempenho?
Qual o jogador mais alto da atualidade?
Quais alimentos aumentam a imunidade do cachorro?
Qual o principal responsável pela extinção das espécies de plantas?