O que plaquetas?

Pergunta de Cristiana Pereira em 31-05-2022
(27 votos)

As plaquetas, também conhecidas como trombócitos, são células do sangue produzidas pela medula óssea e que são responsáveis pelo processo de coagulação sanguínea, havendo maior produção de plaquetas quando há sangramentos, por exemplo, impedindo a perda de sangue excessiva.

Qual é a função das plaquetas?

As plaquetas desempenham papel essencial no processo de formação do tampão plaquetário, sendo fundamental para evitar grandes sangramentos, sendo, por isso, importante que a quantidade de plaquetas circulante no organismo esteja dentro dos valores normais de referência.


O que acontece quando as plaquetas estão baixas?

A trombocitopenia, ou plaquetopenia, corresponde à diminuição do número de plaquetas no sangue, situação que prejudica a coagulação, e pode causar sintomas como manchas roxas ou avermelhadas na pele, sangramento nas gengivas ou pelo nariz, e urina avermelhada, por exemplo.

O que acontece quando as plaquetas estão altas?

As plaquetas são consideradas altas, quando sua contagem tem valor igual ou superior a 400.000. O aumento de plaquetas é chamado trombocitose ou plaquetose. Isso significa que o corpo está produzindo mais plaquetas do que o esperado, e isso pode ser prejudicial para o organismo.

O que significa plaquetas acima do normal?

As plaquetas se caracterizam por células que a medula produz com o intuito de auxiliar na coagulação do sangue. Ao realizarmos um hemograma e no resultado constar níveis altos de plaquetas geralmente significa que há algum sangramento no organismo.

Como funcionam as plaquetas?


21 curiosidades que você vai gostar

Qual é o número ideal de plaquetas no sangue?

Níveis normais de plaquetas

São considerados níveis normais quando a contagem de plaquetas se encontra dentro do intervalo de 150 mil a 400 mil por microlitro de sangue. O risco de hemorragia aumenta quando a contagem de plaquetas está abaixo do valor mínimo normal.

Que causa ferritina alta?

Na verdade, na maioria das vezes a ferritina alta não vem acompanhada de excesso de ferro. Atualmente, a causa mais comum é a síndrome metabólica, em função do aumento de peso corporal da população em geral com a presença de gordura no fígado (esteatose hepática), obesidade e diabetes.

Quais as doenças que aumentam as plaquetas?

Plaquetas altasAnemia hemolítica grave;Anemia ferropriva;Síndromes Mieloproliferativas, como Trombocitemia essencial, Policitemia Vera e Mielofibrose;Sarcoidose;Infecções agudas e crônicas;Leucemia;Após hemorragia aguda;Após retirada do baço, conhecida como esplenectomia;

Como diminuir o número de plaquetas no sangue?

Em alguns casos, especialmente se o número de plaquetas for superior a 1.000.000/mm3, pode ser necessário o uso de ácido acetilsalicílico pelo risco de trombose, e hidroxiureia, um agente citorredutor que diminui a contagem das células do sangue.



Outras questões

Quando foi criada a caneta bico de pena?

Qual o segredo para uma boa fritura?

Quem tem problema no ombro pode se aposentar?

Para que serve o extrator?

Quais os princípios da gestão da qualidade abordados na ISO 9001?

Como fazer um banho de lua perfeito?

Quando usar CFOP 5151?

Qual ponto forte falar na entrevista?

Quanto tempo dura cirurgia de lipoma?

O que significa o termo tecnologia Brainly?

O que são substâncias simples exemplos?

O que é a função truncar no Excel?

Quais são os tratados internacionais de direitos humanos no Brasil?

Quantos brasileiros aproximadamente moram no campo?

Onde tem águas cristalinas no Brasil?

Como se dá a contagem dos prazos de garantia legal?

Porque Pelé nunca ganhou uma Bola de Ouro?

O que é apometria na Umbanda?

O que caracteriza uma universidade?

Quem tem problema no fígado pode tomar vitamina?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com