Os planos e eixos são linhas imaginárias que “cortam” o corpo. Neste caso, os planos irão dividir o nosso corpo em partes iguais como: superior e inferior, esquerda e direita e frente e trás.
Existem três planos de movimento, sendo eles dois verticais e um horizontal, são eles: Frontal, Sagital e Transverso.
Os eixos existentes são eixo sagital ou ânteroposterior une o centro do plano ventral (anterior) ao centro do plano dorsal (posterior). ... O eixo transversal ou láterolateral une o centro do plano lateral direito ao centro do lateral esquerdo e vice-versa.
O Plano Frontal ou Coronal divide o corpo em partes anterior (ventral) e posterior (dorsal). As ações articulares ocorrem em torno de um eixo anteroposterior (AP) e incluem a abdução e a adução. O Plano Transversal ou Horizontal divide o corpo em partes superior (cranial) e inferior (caudal).
O corpo humano na posição anatômica pode ser dividido conceitualmente em planos. O plano mediano é um plano vertical que passa através do eixo mais longo que cruza o corpo, dos pés até a cabeça; este plano separa o corpo em antímeros direito e esquerdo.
16 curiosidades que você vai gostar
A rotação acontece no plano transverso ao redor de um eixo súpero-inferior (longitudinal) que acontece em relação ao plano mediano.
1- Eixo Látero-Lateral: estende-se de um lado ao outro, da direita para esquerda, perpendicular ao plano sagital. Esse eixo também é conhecido como Transversal ou Horizontal. (Figura 5) Esse eixo possibilita os movimentos de flexão e extensão.
Os eixos anatômicos são formados pelo encontro de dois planos. O eixo sagital: É formado pelo encontro do plano sagital com o plano transversal. Também pode ser chamado de eixo ântero-posterio. ... O eixo transversal: É formado pelo encontro do plano transversal com o plano coronal.
- Plano inferior (podálico): é o que se situa por baixo dos pés. - Plano anterior (ventral): que passa pela frente do corpo. - Plano posterior (dorsal): é o que formaria o fundo do caixão, ou seja, atrás das costas. - Planos laterais: são as paredes laterais que limitam os membros do lado direito e esquerdo.
Eixo Antero posterior ou sagital, ele liga a posição anterior e posterior, ou se preferir, ventral a dorsal. Para relembrar abdome a coluna. Eixo longitudinal ou crânio caudal ele liga o crânio aos pés. Eixo látero lateral ou transversal une o centro do plano direito e esquerdo.
Eixo Látero-Lateral: estende-se de um lado ao outro, tanto da direita para esquerda ou vice-versa. Também é conhecido como Transversal ou Horizontal. Possibilita os movimentos de flexão e extensão.
O complexo do ombro possui quatro grupos de movimento, no plano sagital: flexão, extensão e hiperextensão; no plano frontal: abdução e adução; e no plano transverso: rotação medial e rotação lateral; abdução horizontal e adução horizontal e circundação (LIPPERT, 2003; HAMILL & KNETZEN, 2008).
O plano frontal passa através do corpo de lado a lado, dividindo-o em frente e costa. É também chamado plano coronal. Os movimentos que ocorrem neste plano são abdução e adução.
Eixo Longitudinal: É uma linha vertical que fica perpendicular ao plano Horizontal. ... Eixo Ântero Posterior ou Sagital: Este eixo fica perpendicular ao plano frontal. Sendo assim, irá unir a região anterior (frente) até a parte posterior (costas).
Bom estudo! Plano Horizontal, transverso ou axial: corte superior e inferior, Eixo transversal: divisão caudal e cranial.
1º) O Plano Sagital: É aquele que divide o corpo em duas metades; uma direita e outra esquerda, é o plano nos quais os movimentos são visíveis de perfil. O movimento no plano sagital que leva uma parte do corpo para frente, partindo-se da posição anatômica denomina-se Flexão: exemplo: flexão de quadril.
O punho realiza movimentos em torno de dois eixos, sendo que no plano sagital e eixo transversal são executados os movimentos de flexão e extensão. No plano frontal e eixo anteroposterior os movimentos de adução (desvio ulnar) e abdução (desvio radial).
Os eixos do corpo consistem em linhas retas que se estendem pelo corpo como setas, perpendiculares entre si.
O eixo longitudinal ou súpero-inferior é perpendicular ao plano horizontal, no qual ocorrem os movimentos de rotação medial e lateral (Figuras 2.11 e 2.14). É importante lembrar que os movimentos ocorrem em um plano em torno de um eixo perpendicular a este plano.
Os movimentos ocorrem através de planos imaginários e em eixos perpendiculares ao movimento e por convenção os movimentos articulares são definidos com relação à posição anatômica, que coloca o corpo ereto com os pés unidos, membros superiores ao lado do corpo e as palmas olhando para a frente.
FLEXÃO: movimento que provoca diminuição na articulação e que ocorre no plano sagital. Exemplos são as articulações do cotovelo, punho, quadril e joelho nas quais o movimento de flexão promove diminuição do ângulo articular. ... O movimento em direção ao dorso é conhecido como flexão dorsal (dorsiflexão).
Sagital - plano vertical que passa longitudinalmente através do corpo, dividindo-o em metades direita e esquerda; Coronal ou frontal - são plano verticais que passam através do corpo em ângulos retos com o plano mediano, dividindo-o em partes anterior (frente) e posterior (de trás);
O eixo látero-lateral ou transversal é perpendicular ao pla- no sagital mediano e, em torno desse eixo, ocorrem os movimen- tos de flexão e extensão (Figuras 2.11 e 2.12).
Quais são os 4 capitais necessários para envelhecer bem?
Como dividir a conta entre amigos?
Qual o melhor horário para praticar a natação?
Quem é o namorado de Marieta Severo?
O que pode ser objeto de ação popular?
Quanto é o juro de 350 milhões?
Como usar Chemitril em pintinhos?
Quanto tempo dura o efeito do Dermomax?
Quando você está grávida tem desejo que acontece?
Qual a importância das raízes culturais?
Por que não consigo acessar o meu INSS?
Quanto custa um avião particular pequeno?
Que tipo de inox não enferruja?
Como usar bicarbonato para desentupir o nariz?
Onde trocar dinheiro Aeroporto de Guarulhos?