Fenícios, povos dedicados ao comércio marítimo. Os fenícios localizavam-se na porção norte da Palestina, onde hoje se encontra o Líbano. Os povos originários dessa civilização são os semitas que, saindo do litoral norte do Mar Vermelho, fixaram-se na Palestina realizando o cultivo de cereais, videiras e oliveiras.
Os fenícios eram povos da antiga Fenícia, atual Tunísia. Foram contemporâneos dos hebreus, império grego e império romano. Esse povo é conhecido pelo comércio, navegações e alfabeto. Os fenícios criaram estratégias de comércio muito à frente do seu tempo, fator que ajudou no reconhecimento que existe hoje.
Os fenícios foram um povo que formou uma civilização na região da Palestina, precisamente nas regiões onde hoje ficam o Líbano e parte da Síria e de Israel.
Os fenícios dedicavam-se ao artesanato chegando a inventar o vidro transparente. Na agricultura, cultivavam olivas e vinhas, e se dedicaram especialmente à pesca e ao comércio marítimo. Não desenvolveram grandes atividades agropecuárias tendo em conta que a região que habitavam era montanhosa e pouco extensa.
Além das navegações, uma das principais características da civilização fenícia foi a invenção da escrita alfabética, que seria o modelo para as civilizações grega e romana, que influenciaram todos os idiomas europeus modernos.
37 curiosidades que você vai gostar
A - a economia agrícola de regadio, a sociedade de castas e a organização política teocrática. B - a economia mercantil, a organização política sob a forma de cidades-Estado e a criação do alfabeto. C - a religião monoteísta, a escrita cuneiforme e a sociedade nômade-pastoril.
Civilização é o estágio de desenvolvimento cultural em que se encontra um determinado povo. Este desenvolvimento cultural é representando pelas técnicas dominadas, relações sociais, crenças, moral, cultura material, fatores econômicos e criação artística.
A Civilização Fenícia destacou-se pelo desenvolvimento da navegação e pela criação de um sistema de escrita, o alfabeto. A Civilização Fenícia desenvolveu-se na região litorânea noroeste do Oriente Médio, onde hoje se localiza o litoral da Síria e do Líbano.
Os fenícios eram povos que viviam parasitariamente, pois iam com suas mercadorias ás cidades vizinhas e Quando estas eram fracas, roubavam e incendiavam a cidade, deixando assim na miséria os seus habitantes.
A religião fenícia
Os fenícios eram politeístas, ou seja, cultuavam vários deuses. Na língua fenícia, deus era e/ e deusa era e/at. Mas e/ também era usado para indicar um deus especí fico, o pai dos deuses.
As principais cidades existentes na Fenícia eram Sidon e Tiro, importantes centros econômicos e de poder da região, e a cidade de Biblos (os fenícios chamavam-na de Gebal) era também muito influente por causa do seu caráter de centro religioso, que ainda ocupava uma importância econômica na região.
A civilização fenícia desenvolveu-se na Fenícia, território do atual Líbano. Os fenícios eram povos de origem semita. Por volta de 3000 a.C., estabeleceram-se numa estreita faixa de terra com cerca de 35 km de largura, situada entre as montanhas do Líbano e o mar Mediterrâneo.
A contribuição mais importante dos fenícios refere-se à invenção do alfabeto linear, a partir do qual todos os outros alfabetos foram derivados. A literatura desse período era escrita em papiro, mas esse material não sobreviveu aos anos devido às condições climáticas e à umidade.
O alfabeto, uma criação fenícia
O que levou os fenícios a criarem o alfabeto foi justamente a necessidade de controlar e facilitar o comércio. O alfabeto fenício possuía 22 letras, apenas consoantes, e era, portanto, muito mais simples do que a escrita cuneiforme e a hieroglífica.
Os persas construíram grandes obras arquitetônicas e seus seus palácios, além de grandes, eram bastante luxuosos. Os mosaicos e as pinturas retratam os feitos dos imperadores assim como os deuses. Ainda hoje, a cultura persa é famosa pelos belos tapetes persas reconhecidos em todo o mundo.
A principal atividade econômica dos fenícios era o comércio. Em razão dos negócios comerciais, os fenícios desenvolveram técnicas de navegação marítima, tornando-se os maiores navegadores de Antiguidade.
Os fenícios realizavam comércio através da galé, navio movido a velas e remos, e são creditados como os inventores dos birremes.
A principal contribuição dos fenícios para as sociedades atuais foi o desenvolvimento do alfabeto. Criaram sinais para representar os sons das palavras. Esses sinais foram adotados pelos hebreus. Completados pelas vogais tornou-se o alfabeto grego.
“Os fenícios realizavam comércio através da galé, um navio movido a velas e remos, e são creditados como os inventores do birreme, tido como o melhor navio da antiguidade”. Gregos e romanos copiaram e aprimoraram o modelo.
As primeiras civilizações se formaram a partir de quando o homem descobriu a agricultura e passou a ter uma vida mais sedentária, por volta de 4.000 a.C. Essas primeiras civilizações se formaram em torno ou em função de grandes rios: A Mesopotâmia estava ligada aos Rios Tigre e Eufrates, o Egito ao Nilo, a Índia ao ...
Significado de Civilização
Condição daquilo que se encontra em avanço; desenvolvimento cultural; progresso. Tipo de sociedade e/ou de cultura que se desenvolve a partir da influência de um povo, numa certa época, cujas características específicas serão transmitidas as gerações que se seguirão: Civilização Maia.
Na arquitetura, os gregos ergueram palácios, templos e acrópoles de mármore no topo de montanhas. As decisões políticas, principalmente em Atenas, cidade onde surgiu a democracia grega, eram tomadas na Ágora (espaço público de debate político). A principal característica da civilização grega é sem dúvida a cidadania.
1) Entre as principais características da Civilização Hebraica, merecem destaque especial: a) A religião politeísta em que as figuras mitológicas de Abraão, Isaac e Jacó formavam uma tríade divina. b) A criação de uma federação de cidades autônomas e independentes (cidades-estado) controladas por uma elite mercantil.
Letra C. Os fenícios se destacaram pelo comércio marítimo, principalmente no Mar Mediterrâneo, além de adorarem diversos deuses e realizarem cultos considerados violentos.
Que característica da civilização fenícia foi herdada por civilizações da Europa Ocidental, como a grega e a romana, e que se destaca ainda hoje como uma das invenções mais importantes para o desenvolvimento da cultura humana? a) a invenção da bússola.
Como ocorre a regeneração das células musculares estriadas esqueléticas?
Qual o tipo de reprodução fecundação e desenvolvimento dos anfíbios?
Como se dá o relaxamento do músculo esquelético?
Quantas vezes produz um pé de abacaxi?
Como produzir brotos para saladas?
Como elaborar material didático para EaD?
Como produzir micélio em casa?
Como fazer germinar a semente do araticum?
Como funciona dentro de um câmbio automático?
Tem como pesquisar em todas as abas do Excel?
O que faz no curso de Estética?
Quantas gotas de Berotec e Atrovent para nebulização?
Como funciona contrato com Motoboy?
Como produzir seu próprio alimento?
Como funciona o curso EAD do Senac?
Para que serve o conversor digital integrado na TV?