Apesar de o abacaxi ser uma planta de ciclo de vida longo (chamado "perene" pelos botânicos), cada pé dá apenas um fruto. Após a colheita, portanto, retire algumas mudas e refaça sua plantação.
As épocas de floração e colheita do abacaxizeiro podem ser antecipadas de modo artificial, com o uso de alguns produtos químicos aplicados no "olho" ou roseta foliar da planta.
15 meses Para os plantios tradicionais de sequeiro, o ciclo do abacaxi é de aproximadamente 18 meses, ao passo que nos plantios irrigados esse ciclo pode ser reduzido para 14 a 15 meses.
Colheita e comercialização Deve-se colher os frutos quando a cor da casca estiver mudando de verde-escuro para bronzeado-amarelado e os frutilhos se tornarem achatados. Frutos para a indústria podem ser colhidos maduros e sem as mudas.
Mas a parte área demora de 5 dias para apontar, um processo que pode ser acelerado. Veja no vídeo a explicação completa.
O primeiro e mais importante passo, quando se fala em produção de abacaxi, é escolha da variedade para a implantação da cultura. Deve-se considerar a adaptação ao local de plantio, a destinação da produção (mercado "in natura" ou indústria) e a disponibilidade e qualidade das mudas.
Em terrenos com declive, dispor as covas ou sulcos em curva de nível. Os solos para plantio do abacaxi devem ser de textura média (areno-argilosa) ou leve (arenosa), e bem drenados, de preferência planos, com boa profundidade e com pH em torno de 5.0. Não devem ser sujeitos ao encharcamento.
Também conhecido como ananás, o abacaxi ( Ananas comosus var comosus) é bem aceito pelo brasileiro e tem plantio que não exige do produtor o uso de técnicas complicadas, o que resulta em uma boa combinação para produtores de pequenas propriedades e que trabalham com o comércio local ou com a venda direta em feiras livres.
Apesar de o abacaxi ser uma planta de ciclo de vida longo (chamado "perene" pelos botânicos), cada pé dá apenas um fruto. Após a colheita, portanto, retire algumas mudas e refaça sua plantação.