Solicite que identifiquem a diferença entre grupos sociais e grupos casuais. Os alunos devem ser capazes de perceber que os grupos sociais são formados por pessoas com um objetivo em comum, enquanto nos grupos casuais cada um tem em vista seu objetivo particular.
Os principais grupos sociais são o grupo familial (família), o grupo vicinal (vizinhança), o grupo educativo (escola, faculdade), o grupo religioso (instituição religiosa), o grupo de lazer (clubes, associações), o grupo profissional (escritórios, empresas, loja) e o grupo político (partido ou organização política).
Convívio entre diferentes pessoas, com uma causa comum, elo que une certas pessoas para o alcance de um fim.
Segundo ele, os seres humanos não participam imediatamente da vida social, mas por meio do que ele chama de instâncias intermediárias que são os grupos sociais. Grupos sociais é um conceito criado para definir qualquer associação entre pessoas que estão interagindo entre si.
Observe que durante a vida participamos de diversos grupos sociais, seja na escola, nas manifestações religiosas, tradicionais e culturais. Assim, desenvolvemos muito de nossas reflexões a partir do nosso entorno, de modo a concluir que um grupo social possui uma função primordial na configuração da sociedade.
De acordo com a relação interpessoal, o tamanho do agrupamento e o grau de contato entre seus membros, o sociólogo estadunidense Charles Horton Cooley (1864-1929) criou classificações para os grupos sociais. Segundo ele: “ a mente é social e a sociedade, mental ”.
Um exemplo de grupo intermediário é a escola. Há uma diferença entre grupos sociais e agregados sociais. Agregado social é uma reunião de pessoas frouxamente aglomeradas que, apesar da proximidade física, têm um mínimo de relações sociais.