O que são modos gregos?
Os modos gregos surgiram da Grécia antiga. ... O modo Mixolídio surgiu da mistura dos modos Lídio e Dórico. O modo Lócrio surgiu apenas para completar o ciclo, pois é um modo pouco utilizado na prática. Os modos Jônico e Eólico acabaram sendo os mais utilizados, sendo muito difundidos na Idade Média.
modo Lídio: tom — tom — tom — semitom — tom — tom — semitom; modo Mixolídio: tom — tom — semitom — tom — tom — semitom — tom; modo Eólio: tom — semitom — tom — tom — semitom — tom — tom; modo Lócrio: semitom — tom — tom — semitom — tom — tom — tom.
Desta forma, aparece-nos o modo dórico (Dória), o modo frígio (da região da Frígia), o modo lídio (da Lídia), o modo jónio (da região da Jónia) e o modo eólio (da Eólia). Também aparece um outro — que é uma mistura dos modos lídio e dórico — denominado modo mixolídio.
Teclado: Como improvisar com os modos gregos
Sonoridade. O modo lídio possui uma sonoridade aberta e sem notas a evitar, e a quarta aumentada cria uma sonoridade descrita como "etérea" e "flutuante", exótica. É geralmente empregado para compor músicas que transmitem uma sensação surreal ou grandiosa, muito utilizadas como trilhas de cinema.
Sumário
Sendo que podemos entender que, as escalas menores natural, melódica e harmônica também, de alguma forma, pertencem ou originam-se de um modo menor....Características
Nota característica é aquele que diferencia os modos eclesiásticos (modos gregorianos, que erroneamente chamam por aí de modos gregos). ... Os modos menores são eólio, dórico, frígio e lócrio. Se comparamos o modo jônio com o mixolídio, a característica do mixolídio surge, a sétima menor.
O modo dórico é um modo menor e é utilizado em cima de acordes menores. Digamos que temos uma progressão como Dó maior – Lá menor – Ré menor – Sol. Pode fazer de duas formas. Pode tocar a escala de Dó maior através de toda a progressão, ou pode escolher uma progressão escolhendo um modo para cada acorde.
Vimos anteriormente que cada escala dos modos gregos recebe um nome de acordo com sua região de origem, e que cada um dos modos possui uma estrutura única de tons e semitons entre as notas que formam as escalas. Tal estrutura única irá originar novos intervalos entre as notas, criando sonoridades e características únicas a cada modo.
Segundo alguns esses nomes são preferíveis porque foi descoberto que os modos gregos na antiga Grécia não eram os mesmos como os modos na época medieval até hoje. No final da Idade Média a maioria dos músicos foi dando notória preferência aos modos jónio e eólio que posteriormente ficaram populares como Escala maior e Escala menor .
Acontece que é justamente de uma escala maior que os modos gregos irão se originar: ao reorganizar a ordem das notas que compõem a escala maior partindo de cada uma das sete notas (transformando-as em tônica) iremos alterar a relação de tons e semitons entre elas, gerando sete novas escalas.
Os modos gregos são bem mais utilizados nos instrumentos de cordas, você irá compreender isso durante a leitura desse artigo. O próximo modo é o chamado modo Dórico. Ele nada mais é do que a mesma escala maior que estamos trabalhando, porém começando da nota Ré.
Como saber que minha postura está correta?
Como tirar a barra de navegação da área de trabalho?
Qual a toalha de banho mais macia?
Como tirar calo seco do pé caseiro?
Como superar uma decepção de um amigo?
O que a noz da Índia causa no organismo?
Como tirar a carteirinha de estudante de graça?
Como tirar pelo da garganta do cachorro?
O que é melhor tinta corante ou pigmentada?
Como retirar cavilhas de madeira?
Como conservar a pupunha cozida?
Como tirar cola de adesivo de panela nova?
Como saber se minha sobrancelha está certa?
Qual é o suco verde que mais emagrece?
Como saber se o filé de tilápia está bom?
Como usar o Strava na natação?
Como saber se uma substância é iônica?
Como aplicar o sulfato de alumínio na piscina?
Qual o sintomas da tireoide na garganta?
Quais os cuidados são necessários para se proteger da violência?