Figuras de linguagem, figuras de estilo ou figuras de retórica são estratégias que o orador pode aplicar ao texto para conseguir um determinado efeito na interpretação do ouvinte. Podem relacionar-se com aspectos semânticos, fonológicos ou sintáticos das palavras afetadas.
Alguns exemplos:
Chamamos de figura de linguagem os recursos expressivos empregados para gerar efeitos nos discursos, ampliando a ideia que se pretende passar e que não seria possível com o uso restrito e literal das palavras.
Figuras de palavras ou semânticas: estão associadas ao significado das palavras. Exemplos: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase. ... Figuras de som ou harmonia: estão associadas à sonoridade das palavras. Exemplos: aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia.
As figuras de linguagem são usadas para exprimir de formas e objetivos diferentes os pensamentos da pessoa que escreve, a fim de comover, surpreender, fazer o leitor rir ou refletir sobre algo. Veremos, separadamente, cada uma das figuras de linguagem mais usadas em textos literários, jornalísticos e publicitários.
As principais Figuras de Linguagem são Metáfora, Símile, Analogia, Metonímia, Perífrase, Sinestesia, Hipérbole, Elipse (ou Zeugma), Silepse, Hipérbato (ou Inversão), Polissíndeto, Antítese, Paradoxo, Gradação (ou Clímax) e Personificação (ou Prosopopeia).
42 curiosidades que você vai gostar
11 Figuras de Linguagem mais cobradas em provas
1 – Metáfora. A gente usa metáfora para fazer uma comparação sem deixar o elemento comparativo evidente na frase. ...
2 – Metonímia. ...
3 – Sinestesia. ...
4 – Antítese. ...
5 – Paradoxo. ...
6 – Eufemismo. ...
7 – Hipérbole. ...
8 – Ironia.
A perífrase é um exemplo de “fazer rodeios”, ou seja, não ser direto e objetivo. Normalmente, a perífrase é formada por uma expressão que reúne características ou qualidades que descrevem a palavra que o locutor deseja referir. Exemplo: “A cidade luz é bela”, neste caso, a chamada “cidade luz” é uma referência a Paris.
É uma declaração aparentemente verdadeira, mas que leva a uma contradição lógica ou que contradiz a intuição comum. Alguns exemplos de paradoxo como figura de linguagem são: "O nada é tudo", "Eu estou cheio de me sentir vazio", "O silêncio é o melhor discurso".
A importância em reconhecer figuras de linguagem está no fato de que tal conhecimento, além de auxiliar a compreender melhor os textos literários, deixa-nos mais sensíveis à beleza da linguagem e ao significado simbólico das palavras e dos textos.
O que é a Personificação:
Como dito, a personificação é o efeito de “humanizar”, ou seja, dá feições tipicamente humanas ao que é, originalmente, inanimado. Exemplo: “A vida é cruel”; “Hoje o dia sorriu para mim” ou “O gato estava apaixonado pela encantadora e tímida gatinha”.
Significado de Antonomásia
substantivo feminino Retórica Figura que consiste na substituição do nome próprio de uma pessoa, cidade, país, pelo de uma sua qualidade ou por uma perífrase que concentre um dos seus atributos: o príncipe dos poetas (por Camões), o Redentor (por Jesus Cristo).
Figuras de linguagem são recursos usados na fala ou na escrita para tornar mais expressiva a mensagem transmitida. ... As figuras de linguagem podem ser subdivididas em: figuras de palavras, figuras de pensamento e figuras de construção.
A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns: ... risada gostosa (audição + paladar) cheiro azedo (olfato + paladar)
A catacrese é uma figura de linguagem que representa um tipo de metáfora de uso comum que, com o passar do tempo, foi desgastada e se cristalizou.
...
Exemplos de Catacrese
Árvore genealógica.
Fio de óleo.
Céu da boca.
Boca do túnel.
Boca da garrafa.
Pele do tomate.
Braço do sofá
Braço da cadeira.
Comparação é uma figura de linguagem caracterizada pela analogia explícita entre termos de um enunciado, já que conta com a presença de conjunção ou locução conjuntiva comparativa. Isso já não acontece com a metáfora, que também realiza uma analogia, porém sem a presença desse tipo de conectivo.
As figuras de pensamento têm como função dar ênfase às ideias e pensamentos através da expressão. ... As figuras de pensamento geralmente possuem um sentido simbólico, conotativo. São elas: antítese, paradoxo, ironia, apóstrofe, personificação ou prosopopeia, eufemismo, gradação e hipérbole.
Também se sobressaem figuras de som (anáfora, aliteração, assonância, paronomásia), dando maior expressividade às mensagens publicitárias.
Exemplos de frases com paradoxo
Já estou cheio de me sentir vazio. (Renato Russo) A novidade que seria um sonho/O milagre risonho da sereia/virava um pesadelo tão medonho. (Gilberto Gil)
O paradoxo é uma figura de linguagem que remete a aproximação de palavras contrárias que expressam ideias contraditórias.
A “crônica intermitente” da tradição moderna passa pelo que Compagnon aponta como Os cinco paradoxos da modernidade: a superstição do novo; a religião do futuro; a mania teórica; o apelo à cultura de massa; por fim, a paixão da negação. ...
Perífrase é uma figura de linguagem fortemente relacionada às palavras delimitadas. Dessa forma, ela se encontra como uma figura de palavra. Esse tipo de figura de linguagem tem ocorrência frequente de acordo com a substituição de uma ou mais palavras por uma outra expressão ou sentença.
A perífrase é uma figura de linguagem que está relacionada com as palavras. ... Ainda que a perífrase e a antonomásia sejam consideradas a mesma figura de linguagem, a antonomásia trata-se de um tipo de perífrase. Assim, a antonomásia é quando se refere a uma pessoa (nomes próprios).
Aliteração e Assonância
São elas a aliteração e a assonância. Enquanto a assonância é a repetição de vogais, a aliteração é a repetição de consoantes. Para clarificar melhor, veja abaixo os exemplos: ... Assonância: “Minha foz do Iguaçu/Pólo sul, meu azul/Luz do sentimento nu (Djavan) – repetição da vogal “u”.
Existem dois conceitos importantes que são fundamentais revisar antes de estudar as figuras de linguagem. São eles: denotação e conotação. A conotação diz respeito as expressões no sentido figurado, ou seja, a depender do contexto os termos apresentam diferentes significados.
Figuras de linguagem são formas de expressão que destoam da linguagem comum ou denotativa. Elas dão ao texto um significado que vai além do sentido literal, portanto permitem uma plurissignificação do enunciado.
...
Figuras de linguagem
de palavras ou semântica;
de sintaxe ou construção;
de pensamento;
de som ou harmonia.
Como conseguir uma clínica de reabilitação gratuita?
São exemplos de funções orgânicas?
Quais os principais recursos do Active Directory?
Qual profissão dá para se trabalhar em casa?
Qual o valor da aula de Pilates?
Qual a melhor época do ano para plantar grama?
Para que serve o treinamento de pessoas?
O que se avalia na inspeção estática?
O que é uma pessoa ser executado?
Quanto tempo demora uma denúncia ao Ministério Público?
Como pode ser o meio de transporte?
Pode viajar com o carro rebaixado?
Em que ano foi criado o relógio?
O que aconteceu Dia 27 de outubro?