Capacitores são elementos reativos que reagem à passagem de corrente através do acúmulo de cargas elétricas, ou seja, o capacitor é capaz de armazenar energia eletroestática. Os capacitores mais comuns são construídos por duas placas condutivas (metálicas), separadas por um material dielétrico (material isolante).
O processo de carga inicia quando fechamos a chave S. No instante imediato a este fechamento (t=0) o circuito comporta-se como se o capacitor n˜ao existisse. Portanto a corrente i no instante t=0 é igual a V0/R. A medida que o capacitor é carregado esta corrente diminui.
O capacitor é formado de duas placas metálicas, separadas por um material isolante denominado dielétrico. Utiliza-se como dielétrico o papel, a cerâmica, a mica, os materiais plásticos ou mesmo o ar.
Significa Volts em Corrente Alternada. Quanto maior os VCA, melhor será o isolamento das placas de capacitor. ... Como exemplo, na instalação de um capacitor de V no lugar de um de V, a corrente elétrica será maior e a vida útil do motor do ventilador será bem menor.
Os capacitores estão presentes em flashes das máquinas fotográficas, ventiladores e muitos outros aparelhos eletro-eletrônicos do nosso dia-a-dia”1.
C = capacitância, medida em Farad (F). Q = cargas elétricas, medida em Coloumb (C). V = tensão, medida em Volt (V). Como dito anteriormente, o capacitor tem como sua principal característica o acumulo de cargas elétricas em duas placas que são separadas por um material dielétrico.
A energia que o capacitor armazena advém do campo elétrico criado entre as placas. É, portanto, uma energia de campo eletrostático. Capacitores. Eletrostática é o ramo da física que estuda as cargas elétricas quando estão em repouso, ou em equilíbrio, não estão em movimento.
Os capacitores de cerâmica, por exemplo, têm camadas de metal separadas por um isolante cerâmico. Outros capacitores podem usar isolantes diferentes com a mesma construção. Este tipo de capacitor não costuma ter uma grande capacitância em relação ao seu volume e é aí que entra o capacitor eletrolítico!
Cada capacitor suporta uma tensão máxima, por exemplo, se um capacitor tem tensão especificada de 16V não significa que ele vai estar com 16V o tempo todo! Se você colocar 5V nele, ele vai ficar com 5V, a diferença é que se você colocar 16V, significa que ele já está no limite e passando disso, há riscos de vazamentos ou até mesmo explosões.