O tumor de células granulares é um tumor benigno que pode afetar qualquer órgão. Na maioria dos casos são assintomáticos. Histologicamente são caracterizados por uma proliferação de células poligonais com aparência granular.
O tumor de células granulares (TCG), também conhecido como tumor de Abrikossoff é uma neoplasia benigna incomum de tecidos moles4. Acreditava-se que essa lesão tinha origem em células do músculo esquelético8; porém, devido à imunomarcação com a proteína S-100 sabe-se que essa lesão apresenta origem neural4.
O Retículo Endoplasmático Rugoso (ou Granular) é responsável pela produção e transporte de proteínas celulares por meio do citoplasma. Essas organelas possuem forma semelhante a do retículo endoplasmático liso, mas no caso delas há presença de polirribossomos que ficam aderidos na membrana externa da célula.
O tumor de células granulares é um neoplasma benigno, incomum, que ocorre em várias partes do corpo, sendo encontrado normalmente na maxila, na pele, no trato gastrintestinal ou no trato respiratório. A língua e a mucosa jugal são os locais intraorais mais comuns.
O tipo mais frequente de tumor não canceroso do esôfago é o leiomioma, um tumor do músculo liso. Ocorre mais frequentemente em pessoas entre 30 e 60 anos. A maioria dos leiomiomas é de pequena dimensão e não exige tratamento.
42 curiosidades que você vai gostar
Câncer de esôfagoTabagismo;Abuso de bebidas alcoólicas;Ingestão de alimentos e bebidas excessivamente quentes;Obesidade;Idade maior que 55 anos;Lesões de longo prazo na parede do esôfago causadas por refluxo, por exemplo;Exposição de longo prazo a vapores químicos, como de produtos usados em limpeza a seco.
Principais sintomas de câncer no esôfagoDificuldade e dor para engolir, inicialmente alimentos sólidos e depois líquidos;Rouquidão e tosse constante;Perda de apetite e de peso;Cansaço ao realizar exercícios simples, como arrumar a cama ou subir escadas;Sensação de estômago cheio;Vômitos com sangue e náuseas;
Fibromas: Definição: São os tumores mais freqüentes da mucosa oral. Representam crescimentos tumorais do tecido conectivo fibroso. A maioria das lesões orais que são chamadas de fibromas não é uma neoplasia verdadeira, mas fibrose decorrente de irritação crônica.
Quais são os sintomas do câncer de língua?Dor;feridas que não cicatrizam;mau hálito;dormência na boca;manchas avermelhadas ou esbranquiçadas;dificuldade ou desconforto para mastigar e engolir;formação de um nódulo ou caroço na língua;sangramento na língua ao morder ou mastigar.
Nas neoplasias benignas, os tumores mais frequentes são:lesões de pele;pólipos intestinais;fibromas de mama;órgãos ginecológicos;miomas;próstata;pólipos.
O citoplasma pode ser dividido em duas porções, uma mais externa conhecida por ectoplasma e possui um aspecto mais viscoso quando comparada a porção mais interna, o endoplasma. O citoplasma também tem como funções o armazenamento de glicogênio e lipídios, transporte e transporte de macromoléculas.
Citoplasma é o nome dado à região interna da célula, sendo, na célula eucarionte, localizada entre a membrana plasmática e a membrana do núcleo. Como a célula procarionte não possui núcleo definido, podemos dizer que o citoplasma é sua região interna.
O citoplasma possui como sua principal função a sustentação esquelética da célula por meio da estrutura de filamentos e túbulos proteicos.
Equipe OncoguiaFerida na boca que não cicatriza.Dor na boca que não desaparece.Caroço ou inchaço na bochecha.Mancha branca ou vermelha nas gengivas, língua, amígdalas ou mucosa da boca.Ferida na garganta ou sensação de ter algo preso na garganta.Dificuldade para mastigar ou engolir.
Os principais sinais e sintomas indicativos de câncer na língua são:Dor na língua que não passa;Aparecimento de manchas vermelhas ou brancas na língua e na cavidade oral, em alguns casos, que podem também ser doloridas;Desconforto para engolir e para mastigar;Mau hálito;
A boca tem vários tipos diferentes de células e, por isso, pode ser atingida por diversos tipos de câncer. Porém, os locais em que os tumores aparecem com maior frequência são a língua e o lábio, principalmente o inferior, e o tipo mais comum é o chamado carcinoma espinocelular (ou epidermoide).
Dentre os diversos tipos histológicos de neoplasias benignas, os mais freqüentes foram o fibroma (34,9%), o papiloma (16,7%), o hemangioma (14%) e o fibroma de células gigantes (12,3%).
Tipos de câncer de boca e orofaringeCarcinoma de células escamosas. A maioria dos cânceres de cavidade oral e de orofaringe é um carcinoma de células escamosas. ... Cânceres relacionados ao HPV. ... Carcinoma verrucoso. ... Carcinoma de glândulas salivares menores. ... Linfomas.
Ao contrário do câncer, que é neoplasia maligna, as neoplasias benignas têm seu crescimento de forma organizada, em geral lento, e apresenta limites bem nítidos. Elas tampouco invadem os tecidos vizinhos ou desenvolvem metástases. O lipoma e o mioma são exemplos de tumores benignos.
O diagnóstico do câncer de estômago é relativamente simples. Ele é realizado através do exame de endoscopia digestiva alta , que deve ser solicitada sempre que os pacientes apresentam sinais da doença.
Esofagite é uma inflamação no esôfago, que causa frequentemente dor, dificuldade para engolir e dores no peito.
...
Os sintomas da esofagite costumam ser:Dificuldade para engolir;Dor no peito;Náuseas e vômito;Dor abdominal;Tosse;Perda de apetite.
Os sintomas mais comuns dessa doença são dificuldade para engolir, dor no peito, náuseas, vômito, dor abdominal, tosse e perda de apetite. Em alguns casos, os pacientes também percebem que o alimentos ingeridos ficam presos no esôfago, não completando o caminho até o estômago como deveriam.
Geralmente, ele se desenvolve de forma lenta (de dois a três anos) e pode surgir por meio de alterações pré-cancerígenas no revestimento do estômago. Sendo assim, na fase inicial não apresenta sintomas e quando existem podem ser confundidos com outras doenças, como gastrite.
Principais sintomas: são, principalmente, dificuldade para deglutir e dor no tórax, que podem acontecer durante o sono, piorar após as refeições, e serem acompanhadas de queimação, refluxo e dificuldade para engolir. Em alguns casos, a dor pode ser tão intensa que pode simular um infarto agudo do miocárdio.
Ela causa gastrite crônica, que, sem tratamento evolui para gastrite atrófica e atrofia gástrica. Uma lesão precancerosa, no entanto, leva aproximadamente 20 anos para evoluir e se tornar um câncer.
Quais são as cinco etapas do processo administrativo tributário?
Como se inscrever na carteira popular?
Como se inicia a introdução de um trabalho?
Quais os documentos para inscrição na OAB?
Como ocorre a anemia por deficiência de G6PD?
O que é preciso para instalar uma torneira?
Como ensinar a tabuada da multiplicação?
Como podemos identificar o gênero textual depoimento?
O que preciso para iniciar Yoga?
Como se joga o jogo o pequeno fazendeiro?
Quando começou a alfabetização no Brasil?
O que pode provocar uma convulsão?
Como se conta os pontos de uma partida de tênis de mesa?
Como funciona o respiro do fogão a lenha?
Como foi formada a dinastia carolíngia?