Um jogo de estratégia que apresenta duas visões diferentes dentro do mesmo tabuleiro. A primeira delas é quando se joga com a onça, em que se precisa escapar dos cachorros e capturar 5 deles para vencer. A segunda é a dos cachorros, em que é necessário tentar encurralar e imobilizar a onça.
A onça começa. Tanto ela como os cães podem andar para uma casa vizinha vazia por vez, em qualquer direção. A onça ganha se conseguir "comer" cinco cães, como no jogo de dama - pulando o cachorro e se dirigindo à próxima casa vazia. Ela também pode "comer" cães em sequência, seguindo o mesmo princípio.
Trata-se de um jogo de estratégia para dois jogadores, em que um deles atua como onça, com o objetivo de capturar as peças do adversário. A captura é feita como no jogo de Damas. O jogador que atua com os cachorros tem o objetivo de encurralar a onça e deixá-la sem possibilidade de movimentação.
entre os indígenas Bororo, no Mato Grosso, há um jogo chamado 'jogo da onça', cujo tabuleiro é traçado na terra e pe- dras são usadas como peças. Uma pedra representa a 'onça', sen- do diferente das demais. Outras 15 peças representam os 'ca- chorros'.
Na brincadeira da onça o pekã é um pássaro que avisa o perigo da onça, e os porcos são aqueles que devem ouvir o aviso do pekã e fugir da onça. Uma pessoa tem que fazer o papel do peka e que ficar em cima de um lugar alto. ... Uma pessoa é escolhida para ser a onça.
Na brincadeira de tabuleiro Jogo da Onça, um jogador fica com a onça, que tem mais força, e outro fica com os cachorros. O objetivo dela é comer ao menos cinco cães. Já quem comanda os cachorros deve acuar a onça, cercando-a.
Já a onça deve comer cinco cachorros. Vale andar uma casa de cada vez, em todas as direções, parecido ao jogo de damas....Modo de fazer:
As peças podem ser pedrinhas, sementes ou tampinhas. 1 peça será a onça e as outras 14 peças serão os cachorros. O objetivo do jogo é capturar 5 cachorros (para quem está jogando com a onça) ou encurralar a onça (para quem está jogando com os cachorros).
Resposta: O Jogo da onça ou adugo (onça, na língua dos Bororo) é um jogo de origem indígena brasileiro jogado no chão, com o tabuleiro traçado na areia e usando-se pedras como peças: uma peça representa a onça e 14 outras (iguais entre si) representam os cachorros.
Na América, o Jogo da Onça era parte da cultura de algumas tribos indígenas brasileiras. Esse jogo foi encontrado entre os Bororos, no Mato Grosso, onde é conhecido como Adugo, bem como entre os Manchineri, no Acre, e os Guaranis, em São Paulo.
É um jogo para duas pessoas: uma controla a peça que representa a onça e a outra com 14 peças que representam os cachorros. A partida sempre começa com a movimentação da onça. Em seguida, deve-se mover um dos cachorros.
Regras O jogo começa com todas as peças (seis guardas e uma rainha por pessoa) colocadas no tabuleiro, que possui uma sucessão de hexágonos ao redor da área central onde está o trono. De forma alternada, os jogadores movem uma de suas peças para o lado ou para a frente, indo em direção ao trono.
Na Educação Infantil, por exemplo, os jogos de percurso, que envolvem mais sorte e pouca estratégia, colaboram para que os pequenos aprendam a se organizar para compartilhar uma partida com os colegas. No Ensino Fundamental, ações como a captura de peças e a formação de linhas e colunas já são bem compreendidas.
Quais membros do BTS são canhotos?
Quanto tempo demora para atravessar o Eurotúnel?
Como se deve ir a uma audiência?
Qual a diferença entre a insulina Fiasp e NovoRapid?
Quais atos da sociedade devem ser levados a registro?
O que é uma curva de aquecimento?
Quais são as principais características do Segundo Reinado?
Quais os alimentos que ajudam na circulação sanguínea?
Quais são os parasitas Heteroxenos?
Qual dos ossos abaixo não se encontra no esqueleto axial?
Qual o significado de sonhar com carne de vaca?
Qual a diferença entre bloco de concreto e bloco estrutural?