As células-tronco são células muito especiais. ... Essas células têm duas características distintas: conseguem se reproduzir, duplicando-se, gerando duas células com iguais características; conseguem diferenciar-se, ou seja, transformar-se em diversas outras células de seus respectivos tecidos e órgãos.
Em termos práticos, podemos afirmar que células-tronco são células que têm o potencial de recompor tecidos danificados e, assim, auxiliar no tratamento de doenças como câncer, mal de Parkinson, mal de Alzheimer e doenças degenerativas e cardíacas.
Além da célula-tronco hematopoética, pesquisas recentes têm demonstrado a presença de células-tronco específicas, presentes em tecidos como fígado, tecido adiposo, sistema nervoso central, pele etc. A utilização para fins terapêuticos dessas células também tem sido alvo de vários estudos.
As células-tronco podem ser classificadas em totipotentes, quando conseguem se diferenciar em todos os tecidos do corpo humano, e pluripotentes ou multipotentes, quando são capazes de se transformar em quase todos os tecidos, exceto placenta e anexos embrionários.
Elas são células muito simples que têm a capacidade de se diferenciarem em qualquer tipo de célula, formando qualquer tipo de tecido e podem ser classificadas em células-tronco embrionárias e células-tronco adultas.
25 curiosidades que você vai gostar
Na Medicina, as células-tronco apresentam grande utilidade, pois podem ser utilizadas para substituir as células doentes. ... Assim sendo, são fundamentais estudos na área para que se conheça melhor o funcionamento dos diferentes tipos de células-tronco e em que doenças elas são mais eficientes.
Desde 2005, legislação brasileira permite “para fins de pesquisa e terapia, a utilização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados no respectivo procedimento”. ... A lei também proíbe e criminaliza a comercialização do material biológico.
São três os principais tipos de células-tronco. As células-tronco embrionárias e as adultas (encontradas principalmente na medula óssea e no cordão umbilical), que têm fontes naturais. E as células pluripotentes induzidas, que foram obtidas por cientistas em laboratório em 2007.
As células-tronco embrionárias são células pluripotentes dotadas de grande plasticidade, que apresentam características essenciais, como uma ilimitada capacidade de proliferação indi- ferenciada in vitro, além de formar os derivados dos três folhetos embrionários mesmo após um longo período em cultura (THOMSON et al., ...
Como funciona Claro Música Ilimitado?
Como instalar o VMware player?
O que significa quando um gato não gosta de uma pessoa?
Como saber se o problema é no cabo flat?
Qual o órgão responsável pela aposentadoria?
Quanto tempo leva para secar a cola Vipal?
Quanto tempo dura um frango descongelado?
Como saber se seu gabinete e Micro ATX?
Como saber se meu gato está sonhando?
Como usar cloridrato de lidocaína?
Como instalar a Virtual Box no Ubuntu?
Como se comporta um homem interesseiro?
Quanto tempo leva para a chia fazer efeito no organismo?
Como fazer o teste de glicemia em gato?
Como colocar caracteres especiais no celular?
O que mede o caráter de uma pessoa?