Os oceanos são imensas massas de água salgada que abrangem grande parte da superfície terrestre. A enorme quantidade de água contida nos oceanos não permanece parada, pelo contrário, elas se movimentam o tempo todo. Dentre os principais movimentos podemos citar: as ondas, as marés e as correntes marítimas.
Águas oceânicas e continentais
O total da água presente na Terra pode ser dividido em dois grandes conjuntos: As águas oceânicas, ou seja, de mares e oceanos, representam 97,41% do total. As águas continentais, que abrangem geleiras, aquíferos, rios, lagos, representam 2,59% do total de água do planeta.
Dentre os principais movimentos podemos citar: as ondas, as marés e as correntes marítimas. As ondas são movimentos provocados pelo vento, que sopra sobre a superfície das águas oceânicas.
As águas continentais são corpos de água que se encontram em terra firme e estão integrados por dois grandes ecossistemas: Lênticos, formados por águas tranquilas, como lagos, pântanos, represas e mangues, entre outros e Lóticos, formados por correntes de água, tais como córregos e rios.
Os oceanos têm uma grande importância ecológica, econômica, política e sociocultural. São eles responsáveis pelo regulamento do clima, proporcionam alimentação, lazer, transporte e gera renda. Por conta disso, os oceanos são fundamentais para a sobrevivência da espécie humana e de todos os seres vivos do planeta.
34 curiosidades que você vai gostar
Os oceanos também servem para gerar energia nas áreas litorâneas com escassez de recursos hídricos de água doce, ao utilizarmos a força das marés. A disponibilidade de animais e plantas contribuem para a alimentação humana com ômega 3, que é um item extremamente saudável aos humanos.
Os rios são a principal fonte de água potável para as populações humanas. Mas os rios, juntamente com as zonas húmidas, também são fundamentais para a fauna, é neles que encontram alimento, abrigo, etc.
Águas ContinentaisOs rios.Os lagos. Lago: outro tipo de fonte de água continental (na foto: Lago Titicaca, Peru).As geleiras. Também chamados glaciares, as geleiras são compostas por neve compactada na superfície terrestre. ... As águas subterrâneas.
As águas que correm ou se acumulam na superfície da Terra, representada pelos rios (fluviais), lagos (lacustres) e geleiras (glaciares), recebem a denominação de águas continentais.
- águas oceânicas: que formam os oceanos e mares; - águas continentais: incluem o lençol subterrâneo, geleiras, rios e lagos. As águas oceânicas tem grande influencia no clima, nos transportes, no fornecimento de alimento (através da pesca) e na renovação do oxigênio do ar.
Existem três tipos principais de mares: os abertos, que são abertos e possuem uma ampla ligação com os oceanos (como no exemplo acima); os continentais, que possuem uma ligação muito restrita com os oceanos, e os fechados, que se ligam às águas oceânicas apenas indiretamente (através de canais e rios).
Os cinco oceanos
Embora sejam interligados, os oceanos não realizam grande troca de água entre eles, isso porque as águas que formam cada um dos oceanos possuem características próprias como temperatura, insolação, salinidade (quantidade de sais dissolvidos) e movimentos (ondas, marés, correntes marítimas).
Os oceanos são porções de água que ocupam as principais e mais amplas depressões do relevo do planeta. Trata-se, portanto, de um imenso conjunto de água misturada com outros elementos, principalmente os sais minerais, e que circunda as áreas formadas pelas terras emersas, o que inclui ilhas e continentes.
O Oceano Pacífico localiza-se entre a costa oeste da América, Ásia e Oceania. Mais de 85% de sua área possui profundidades que ultrapassam 3 mil metros, sendo o oceano mais profundo, com média de 4.282 m.
Os oceanos Atlântico e Pacífico se encontram no extremo sul da América do Sul. Nesta região, uma forte corrente transporta água de oeste para leste, varrendo a água do Pacífico para o Atlântico .
Oceano que banha o território brasileiro: Atlântico. Conhecido como antigo Mar das Índias: Índico. Oceano localizado no Polo Norte: Polo Ártico.
Lagos são águas continentais, geralmente tranquilas, que se encontram armazenadas em depressões cercadas por terras. Eles podem ser formados a partir das águas da chuva, de nascentes, de rios que deságuam nessa depressão, de mares antigos e do derretimento das geleiras.
Afluente ou tributário são os rios e cursos de água menores que desaguam em rios principais. Um afluente não flui diretamente para um oceano, mar ou lago. Os afluentes e o rio principal servem para drenar uma determinada bacia hidrográfica. Ao ponto de junção entre um rio e um afluente é dado o nome de confluência.
As águas continentais são aquelas presentes na superfície da Terra. Do montante de água que existe em nosso planeta, uma pequena parcela está presente em regiões continentais. Essas águas estão distribuídas em rios, lagos e geleiras.
Já as águas continentais possuem um percentual bem inferior, sendo encontradas nos rios, lagos (estado líquido), nas geleiras (estado sólido, que por sinal é a maior reserva de água doce), os aquíferos e lençóis freáticos.
Listamos os 7 principais usos da águaUsos potáveis. A água para usos potáveis é aquela utilizada no consumo humano. ... Usos urbanos. Os usos urbanos vão além dos usos domésticos da água que vimos acima. ... Irrigação na agricultura. ... Usos industriais. ... Geração de energia. ... Finalidades ambientais. ... Recreação.
A água é o mais crítico e importante elemento para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas. Em média, nosso rganismo precisa de 4 litros de água por dia. A água também é usada para preparar mamadeiras, comidas e sucos.
São eles que nos fornecem grande parte da água que consumimos, que usamos para produzir nossos alimentos, de que necessitamos para nossa higiene e que utilizamos para irrigar o solo das áreas agrícolas.
As principais diferenças entre mares e oceanos referem-se à extensão e à profundidade de cada um. Ambos são extensas massas de água salgada, contudo, os oceanos são mais extensos que os mares e bem mais profundos.
Quando falamos em dinâmica de oceanos, estamos nos referindo no movimento que esse faz. Dentre os vários movimentos que um determinado oceano pode fazer, destacam-se o movimento de confecção, o movimento das correntes marítimas, o movimento das ondas e o movimento das marés.
Como fazer meu cantinho de oração?
Como é feita a ultrassonografia em cães?
Como montar um treino para definição muscular?
Como fazer pó de Pemba de Oxalá?
Como limpar o cache do Photoshop 2020?
Quanto custa para montar uma pista de boliche em casa?
Que exercício pode substituir o Stiff?
Como abrir um canil para venda de filhotes?
Como montar combos de serviços?
Como é feito o planejamento de ensino?
Como usar coturno com vestido ou saia?
Como montar cantinho de brincar?
Como preparar o própolis para consumo?
O que posso servir como acompanhamento de espetinho?
Como usar blazer com cinto por cima?