A reabsorção óssea alveolar ocorre principalmente devido à perda dos dentes, podendo ser também desencadeada por patologias periodontais. A reabsorção severa dos maxilares ocorre principalmente em idosos que perderam sua dentição precocemente e utilizaram componentes protéticos por um longo período de tempo.
A perda óssea dentária é consequência de inflamações nas gengivas e dentes causadas pela placa bacteriana. A placa é proveniente do acúmulo de restos de comida e microrganismo que se alojam na boca a partir de uma má escovação dentária.
A reabsorção óssea é parte do processo natural de remodelação dos ossos. Este é composto tanto pela reabsorção (dissolução da estrutura óssea), quanto pela formação óssea. No caso dos pacientes com osteoporose, a reabsorção acaba se tornando um problema, pois contribui para a fragilização dos ossos.
Processo alveolar é o termo em odontologia que designa o osso que circunda os dentes. Às vezes também é chamado de osso alveolar.
A perda óssea pode ser evitada dando ao maxilar um dente de substituição com uma raiz que possa exercer a mesma pressão ou similar aos dentes naturais. Isso é feito imediatamente após a extração, substituindo os dentes individuais por implantes dentários ou usando uma ponte ou prótese fixa suportada por implante.
38 curiosidades que você vai gostar
“Outras condições podem causar a perda de massa óssea, além da osteoporose. Osteomalácia, deficiências estrogênica, de cálcio e vitamina D, hiperparatireoidismo, hipertireoidismo e doenças inflamatórias/neoplasias são alguns exemplos relevantes”, informa o geriatra Ricardo Komatsu.
Nos casos mais simples, pode-se realizar o posicionamento dos fragmentos da raiz fraturada e utilizar uma contenção flexível por um período estimado (aproximadamente 4 semanas, podendo durar até 4 meses). Em alguns casos, pode ser necessário realizar o tratamento de canal, quando há necrose da polpa do dente.
A perda óssea acontece quando ocorre uma reabsorção do osso alveolar. Ele fica desgastado, mais fino e mais baixo, o que traz prejuízos para os demais tecidos e também para os dentes. ... O problema é quando esse osso é acometido por problemas, que se originam especificamente na cavidade bucal ou atingem todo o organismo.
Os sintomas mais comuns são dores de dente intensas com irradiação para o restante do rosto, pescoço ou ouvido, mau hálito, alterações no paladar, inchaço, vermelhidão, aumento dos gânglios linfáticos na região, febre e presença de pus, caso se trate de uma alveolite purulenta.
Qual a diferença entre menor e criança e adolescente?
Quais são as características físicas do cervo-do-pantanal?
O que se aprende em uma faculdade de Estética?
Como fazer sorteio no Facebook com comentários?
Como evitar que a água volte pelo ralo?
Quem tem gastrostomia pode comer pela boca?
Qual tecido pode ir no microondas?
Quais são as alterações mais recorrentes dos pólipos endometriais?
Como colocar o símbolo do primeiro no celular?
O que é paisagem natural para crianças?
Quais são as principais áreas que usam a programação linear?
Quais são os tipos de síndromes que existem?
O que acontece se arrancar o lacre da Energisa?
Por que não usar alho e cebola?
Que tipos de espelho produz imagem real?
Como os microorganismos se alimentam?
Pode fazer depósito na lotérica?