Características: É o maior cervídeo da América do Sul, medindo entre 1,2 e 1,3 metros e podendo pesar até 140 kg. Os machos são maiores do que as fêmeas e possuem uma galhada na cabeça que se desenvolve na época da reprodução. Apresenta uma pelagem alaranjada, com ventre esbranquiçado e membros e cauda enegrecidos.
Características físicas
Os cervos têm grandes orelhas, cauda curta e pernas longas e finas. Em cada pé, têm dois cascos pequenos e dois grandes. Costumam ter pelagem marrom e lisa, com áreas brancas no peito e na garganta. Alguns tipos têm pelagem mais espessa nas estações frias.
Características: O corpo mede entre 80 e 95 cm e pode pesar até 40 kg. Possui um anel de pelagem branca ao redor dos olhos e orelhas com coloração esbranquiçada na parte interna. Os pelos são alaranjados no resto do corpo, exceto no ventre branco e na cauda preta.
Alimentação: Alimenta-se de arbustos, leguminosas e, com grande frequência, a macrófita aquática ou camalote-da-meia-noite (Nymphaea spp). Reprodução: O período de gestação é de aproximadamente nove meses, com um filhote por ninhada.
O Cervo-do-pantanal é um mamífero ruminante.
- Seu peso varia entre 110 e 120 quilos. - É um animal de vida diurna. Costumam ter vida noturna apenas em áreas com grande presença humana, fato devido à presença de caçadores. - Não costumam viver em grupos, ou seja, possuem uma vida solitária.
41 curiosidades que você vai gostar
Evita áreas permanentemente inundadas e o padrão de inundações é preponderante na distribuição dos indivíduos no habitat. Sendo assim, o habitat do cervo-do-pantanal é classificado como uma transição entre as áreas permanentemente inundadas e as áreas secas.
Alguns trabalhos também sugerem a ingestão de gramíneas pelos cervos. Devido à estratégia de forrageio adotada, que é uma forma intermediária entre pastador e podador típico, a espécie é considerada “pastadora-podadora”.
Na Bíblia, os cervos são muitas vezes associados às gazelas, e simbolizam as qualidades de Cristo, como a imagem utilizada por Origenes, em que Cristo era comparado a uma gazela na sua teoria e a um cervo nas suas ações.
No Brasil são encontradas oito espécies: veado-cariacu - Odocoileus virginianus, veado-campeiro - Ozotoceros bezoarticus, cervo-do-pantanal - Blastocerus dichotomus, veado-roxo - Mazama nemorivaga, veado-catingueiro - Mazama gouazoubira, veado-mão- curta - Mazama nana, veado-materio - Mazama americana e veado- mateiro- ...