Um diminutivo é uma palavra que foi modificada para transmitir um menor grau de seu significado original, para transmitir a pequenez do objeto, ou ainda, em alguns casos, para transmitir um sentido de intimidade ou carinho.
Diminutivo: substantivos no grau diminutivo. O grau diminutivo é usado, maioritariamente, para indicar o tamanho pequeno ou diminuído de um ser ou de um objeto. Grau normal: casa, livro, criança, rua, gota. Grau diminutivo: casinha, livrinho, criancinha, ruela, gotícula.
Significado de Diminutivo
[Gramática] Grau do substantivo que diminui ou atenua suas proporções normais, geralmente o diminutivo tem conotação afetiva: gato pequeno, saleta, amorzinho.
Os sufixos diminutivos “-inho” e “-zinho” devem ser usados conforme o final da palavra básica: usamos indiferentemente os sufixos “-inho” ou “-zinho” se a palavra básica termina por vogal átona ou consoante (exceto “s” e “z”): corpinho ou corpozinho, florinha ou florzinha.
O grau diminutivo dos substantivos indica o tamanho diminuído de um objeto ou ser: caderninho, livrinho, casinha, pãozinho.
37 curiosidades que você vai gostar
Os principais sufixos nominais diminutivos são: -acho(a), -icho(a), -ucho(a): riacho, populacho, governicho, rabicho, barbicha, gorducho, papelucho. -ebre: casebre. -eco(a), -ico(a): jornaleco, soneca, Antonico, burrico.
Aumentativos e diminutivos
Enquanto o grau aumentativo indica um tamanho grande ou aumentado, o grau diminutivo indica o tamanho pequeno ou diminuído de um ser ou de um objeto.
"O diminutivo é uma maneira afetuosa e cautelosa de usar a linguagem. Carinhoso porque costumamos usá-lo para designar o que é agradável, aquelas coisas tão afáveis que se deixam diminuir sem perder o sentido.
Podemos colocar uma palavra no diminutivo acrescentando apenas as palavras pequeno (a) ou minúsculo (a). Neste caso dizemos que é um substantivo do grau diminutivo analítico.
leõezinhos | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
textinho | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
deusinho | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
As pessoas que falam muito no diminutivo, elas precisam ser observadas com muito cuidado e atenção! Ele dizia que pessoas que falam demais no diminutivo têm neuroses que são disfarçadas pelas palavras aparentemente carinhosas e despretensiosas.
Significado de Amorzinho
[Gramática] Diminutivo de amor.
Sobre o uso desses graus na literatura, podemos dizer que o diminutivo não é apenas algo que denota diminuição de tamanho, mas um recurso próprio da linguagem afetiva, mas, que às vezes, pode conter carga negativa. ... O diminutivo é uma maneira ao mesmo tempo afetuosa e precavida de usar a linguagem.
Pergunte para as crianças: “Alguém saberia dizer como e quando utilizamos as palavras no diminutivo e no aumentativo?”, espera-se que as crianças digam que as palavras no diminutivo são usadas quando queremos dizer que algo/alguém é pequeno e que o aumentativo, por outro lado, é utilizado quando queremos dizer que algo ...
DIMINUTIVO E AUMENTATIVO
São dois os graus do substantivo: grau diminutivo e grau aumentativo. 1- O grau diminutivo indica uma pessoa, objeto ou animal de tamanho pequeno. 2- O grau aumentativo indica uma pessoa, objeto ou animal de tamanho grande.
As palavras docíssimo e dulcíssimo existem e são formas corretas do grau superlativo absoluto sintético do adjetivo doce.
Diferença entre aumentativo e diminutivo
Se o grau aumentativo indica um tamanho maior do que a média, o grau diminutivo indica um tamanho menor do que a média.
Significado de Canzarrão
[Gramática] Aumentativo de cão.
O nome prefixo ou sufixo é dado dependendo do lugar que ocupam na palavra. Ou seja, se estiver antes do radical é prefixo, mas se estiver depois do radical é sufixo.
Para Ribeiro, o sufixo –ismo “designa a generalisação do significado do substantivo primitivo, ex.: heroísmo, khristianismo, materialismo, organismo, positivismo, transformismo” (1881, p.
Em gramática, sufixo é um afixo que se adiciona ao final de um morfema ou palavra. ... O Sufixo é a parte que vem depois do radical. Por exemplo: se adicionamos o sufixo -eiro (formador de substantivo) à palavra primitiva pedra, originaremos a palavra derivada pedreiro.
Porque o feijão fica enrugado?
Como identificar um fenômeno químico?
Como saber se um órgão é compatível?
Qual a diferença entre o neutro e o retorno?
Como saber se tenho talento para ser ator?
O que acontece com os bens da empresa falida?
Quais são os tipos de atelectasia?
Como saber se você é um trouxa?
Como saber se o falecido tem dinheiro no banco?
Como saber se um programa está sendo bloqueado pelo Firewall?
O que é averbação do contrato?
Como saber se o ferimento está infeccionado?
Qual a melhor forma de revisar o conteúdo?
Como organizar a contabilidade de uma pequena empresa?