As cortinas devem ocupar apenas a janela ou a parede inteira? A menos que exista algum obstáculo, como um aparador sob a abertura, elas ficarão mais elegantes se alcançarem o piso. Caso não seja possível, prefira um modelo romano ou uma persiana.
Primeiramente, você precisa saber qual a finalidade da cortina para cada tipo de ambiente no qual ela será colocada. De uma forma geral, é interessante que a cortina possua uma altura que vá do teto ao chão, pois dessa forma ela poderá ser utilizada em qualquer tipo de ambiente.
Muito além de um importante item de decoração, as cortinas proporcionam iluminação mais adequada ao ambiente, bloqueando a claridade excessiva. Além disso, elas amenizam o vento, oferecem mais privacidade, conforto visual e térmico ao ambiente.
O estilo de decoração da sala e a necessidade de luminosidade determina o modelo de cortina ideal. Em ambientes clássicos, por exemplo, recomenda-se usar cortinas mais encorpadas, enquanto em decorações mais modernas indica-se o uso de cortinas para sala com cores mais escuras e tecidos mais leves como algodão e linho.
Nós explicamos! Argolas – Anéis de metal, madeira ou plástico que sustentam a cortina no varão. Bandô – Ornamento de tecido fixado na parte superior da cortina com o intuito de enfeitá-la ou de esconder o trilho. Barra – Ou bainha, é a dobra costurada na parte inferior que dá acabamento à peça.
33 curiosidades que você vai gostar
Usar cortinas curtas ou muito longas
Sem dúvida, as cortinas curtas – tanto as que terminam logo após o final da janela quanto as que ficam um pouco acima do chão – não favorecem o ambiente. Isso porque dá a sensação de pé direito baixo.
1) O tamanho da cortina é realmente algo muito pessoal, porém na sala de estar ou jantar, o ideal é que você use uma cortina longa. Só use uma cortina mais curta se houver algum móvel que impeça o caimento total da cortina.
Já as cortinas curtas são indicadas para ambientes que impeça de colocar a cortina longa como quando há um móvel embaixo da janela, ou em áreas molhadas como cozinhas, lavanderias e banheiros. Se for para o banheiro é indicado evitar cortinas de tecido, pois podem vir a mofar.
Quais os tipos de cortinas e onde utilizar?Cortina DuoFold. Uma característica diferente no sistema de abertura dessa cortina permite aspectos visuais diferentes e bem atraentes, seu sistema permite que o tecido se recolha tanto para cima quanto para baixo. ... Cortina Rolô ... Cortina Painel. ... Cortina Romana.
Para deixar a peça ainda mais bonita, é possível investir em um bandô, que é uma cobertura que fica na parte superior da cortina, cobrindo a parte onde ficam os trilhos, dando um acabamento mais bonito à peça.
A diferença entre a persiana rolô e a romana é que a romana geralmente é trabalhada com tecidos de algodão e sua estrutura não é “lisa”, ou seja, conforme a persiana é recolhida, forma uma espécie de gomos ou divisórias no tecido.
Pra medir, use uma fita métrica pra verificar a altura do chão até o varão ou trilho. O pé direito das casas é geralmente de 2,60 ou 3m. O ideal é que a cortina fique pelo menos 10 centímetros mais curta que isso, tá? Então, se o pé direito for de 3m, invista numa de 2,80m de altura.
Além disso, a altura da cortina também é importante. Caso você não tenha nenhum móvel que fique embaixo da janela como cômoda ou aparador invista em uma cortina para quarto de casal grande que vá até o chão, caso contrário você deverá usar uma cortina para quarto de casal curta que acabará logo acima do móvel.
Garantir privacidade, controlar a luminosidade, proteger o mobiliário do excesso de sol e proporcionar conforto térmico dentro de casa. Estas são as funções das cortinas.
A função da cortina vai muito além de embelezar as janelas e dar mais charme ao cômodo, sendo também responsável por bloquear a luz, o vento, além de dar privacidade e isolamento acústico. Conheça as principais características desse item fundamental e como acrescentá-lo na decoração.
Cortina é um tecido com que se resguardam ou adornam janelas e portas. Também é usado para bloquear ou obscurecer a luz, as correntes de ar ou, no caso de uma cortina de chuveiro, a água.
- O ideal é que a largura da cortina seja duas vezes o tamanho da janela. Por exemplo: Se a largura da janela for de 1,5 metros, para ter uma cortina com franzimento e gomos definidos, o correto é uma cortina com 3 metros de largura.
Multiplique a largura do varão ou trilho pelo fator de franzimento. Exemplo: Cortina no varão que vai cobrir uma parede de largura 3,50m (tamanho do varão) usando um tecido de 3 ou 2,80m de largura. Se for tecido leve, para uma cortina com franzimento padrão: 3,50m x 2.6 = 9,10m de tecido (consumo).
O tecido mais usado para cortinas de sala é o voil, por ser um tecido leve, fluido e com um ótimo caimento. Além do voil é possível usar também linho, algodão e seda. Caso deseje um bloqueio maior da luminosidade use um tecido mais grosso e encorpado, como a sarja e o veludo, por exemplo.
Alguns modelos de cortinas para sala são: Cortina de Voal, Persianas, Cortina Rolô, Cortina com bandô, Cortina Romana, Cortina para Trilhos e Cortinas para varão.
Os modelos de cortinas para sala que ao contrário das Cortinas Rolô chamam mais atenção são as cortinas Romanas Wave que tem um design moderno e principalmente quando usadas com cores e estampas diferentes são charmosas e interessantes.
O tamanho da cortina é sempre um dilema, mas este é um mistério simples: vai do gosto e da função que a cortina exerce para cada um. Portanto, se você gosta, use as cortinas curtas para sala de estar ou de jantar a vontade. As cortinas curtas para sala são ótimas opções para quem não possui janelas altas e largas.
Se o seu pé direito for alto, coloque o varão na distância do meio entre a parte superior da janela e o teto. Isso trará uma sensação de maior amplitude no ambiente. Agora, se o pé direito não for muito alto, tente colocar o varão a pelo menos 20cm da parte superior da janela.
No caso de você ter optado pela cortina curta, deixe que ela passe de 15 a 20 cm o limite inferior da janela. Menos do que isso pode não dar a cobertura desejada para o local. Para formar volume na cortina, as dobras do tecido é que vão dar esse efeito. O padrão é multiplicar a largura da janela por 1,5.
Solução: fazer uma emenda com outro tecido, no topo como na imagem mas também pode ser somente na barra e até nos dos lados. Dica: se usar velcro, poderá trocar quando quiser. E se a cortina for lisa, faça um composê com um tecido estampado. Uma outra ideia usando tecido estampado se a cortina for lisa.
Quais cristais não podem ser lavados?
Como o ser humano absorve o nitrogênio?
Quanto custa um telefone do BTS?
Qual a novela brasileira de maior sucesso no exterior?
Qual a medida de viga para telhado?
Qual é a importância das empresas?
Qual rádio que toca música antiga?
Pode jogar erva mate nas plantas?
Qual o sintoma do começo de infarto?
O que é uma cota de uma empresa?
Como medir a altura da cintura?
Como fazer uma colagem de fotos do Instagram?
Quanto tempo o citomegalovírus fica ativo no organismo?