Segundo o médico, andar descalço em casa aumenta a probabilidade de cortes ou feridas já que está mais sujeito a deixar cair algo no pé, a arranhar os dedos ou a pisar um objeto estranho. Além disso, se estiver de meias, corre maior risco de escorregar e cair.
Pois engana-se quem diz isso: andar descalço não faz mal à saúde, nem contribui para o desenvolvimento de doenças. “Muita gente associa essa prática à incidência de gripes e resfriados, o que não é verdade.
Ou seja, o resfriado só vai acontecer se houver o contato direto com algum dos vírus causadores. Sem a presença do microrganismo, não há como adquirir essa doença – e é por isso que o simples fato de andar descalço não faz ninguém ficar resfriado, por mais baixa que seja a temperatura.
Andar descalço faz com que sejam reativados diversos músculos que ficam atrofiados pelo uso de calçados. Dessa forma, favorecemos não só o equilíbrio, mas também o apoio, fortalecendo cada vez mais os pés.
Fora desses locais andar sem nenhum calçado sugere o risco de contaminação por fungos, bactérias e parasitas, além de riscos físicos (pregos ou objetos pontiagudos que podem perfurar a sola", afirma o patologista clinico e médico de família da Diagnósticos da América, Francis Albert Fujii, que afirma.
44 curiosidades que você vai gostar
Este contato, segundo o estudo, reduz a vermelhidão, o calor, o inchaço, a dor e a perda de função. A cura de inflamações crônicas dolorosas foi confirmada em 20 estudos de caso. O estudo diz que o contato dos pés com a terra pode reduzir a dor e alterar o sistema imunológico.
De acordo com um estudo publicado no site científico NCBI, andar sobre o solo sem a proteção de nenhum calçado, conhecida na gringa como “grounding“, ou “earthing” (algo como “aterramento”), aumenta consideravelmente nossa saúde e nosso sentimento de bem estar.
Andar descalço não causa resfriado.
Responsáveis pelas gripes e resfriados, os vírus podem ser contraídos através de perdigotos (gotículas contaminadas), seja por um espirro, uma tosse, ou até pela fala de alguém que esteja com a doença.
Apesar do processo de desenvolvimento do pé terminar na adolescência, existem fatores relacionados com a gravidez, obesidade e/ou envelhecimento que fazem aumentar o tamanho do pé depois da idade adulta. A diferença pode ir até mais 10 milímetros, o que significa passar a calçar um tamanho acima.
O que são barreiras primárias e secundárias?
Como comprovar uma doação em dinheiro?
Como é formada a musicalidade do samba de roda?
Qual é o nome verdadeiro da Astrid?
Qual é o último país a entrar em 2021?
Que casos de violação de direitos humanos ainda podemos encontrar em nossa sociedade?
Quais os melhores nichos de venda?
Como descrever uma ferida enfermagem?
O que significa a gíria lemon?
Que dia é o aniversário do Nanjoom?
Como começar um canal no youtube dicas?
Quanto tempo vive em média um pardal?
Quem tem artrose na coluna tem cura?
Como deve ser a estrutura de um PPRA?
Fez cirurgia plástica e morreu?