Um mapa (do termo latino mappa) é uma representação visual de uma região. São, geralmente, representações bidimensionais de um espaço tridimensional. A ciência da concepção e fabricação de mapas designa-se cartografia. ... Os mapas são uma expressão da necessidade humana de conhecer e representar o seu espaço.
O espaço geográfico corresponde ao espaço construído pelas atividades humanas e pelas sociedades, sendo por elas explorado e correntemente transformado. Ele difere-se do meio natural por ser o local onde imediatamente se observa a atuação do ser humano sobre o meio, com a geração de seus respectivos impactos.
O espaço geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem; e pode ser definido com sendo o palco das realizações humanas nas quais estão as relações entre os homens e desses com a natureza. ... O conjunto de atividades desempenhadas pelas sociedades continuamente promove a modificação do espaço geográfico.
Os mapas representam a superfície terrestre ou parte dela em escala reduzida. São importantes para a localização, deslocamentos, cálculos de distância e comunicação, uma vez que transmitem informações. Os mapas podem ser temáticos (políticos, físicos, demográficos, econômicos), topográficos ou estilizados.
Ela indica uma redução linear e não da área. O espaço foi reduzido mil vezes vertical e horizontalmente, ou seja, a redução foi feita ao quadrado.
O espaço geográfico, na geografia, é o lugar de interação entre os elementos naturais e culturais. Os elementos naturais são produzidos pela própria natureza e os culturais, são produzidos pelos seres humanos. ... Ou seja, sem a intervenção do homem sobre a natureza.
O espaço geográfico pode ser definido como o espaço formado por paisagens naturais que sofrem constantes transformações a partir de atividades de antrópicas. Sendo, portanto, a um espaço que passa por exploração e transformação constante. Sendo, portanto, um espaço dinâmico, sem ser estático.
Pode ser dividido essencialmente em três subespaços: geosfera (ao qual pertence a litosfera, hidrosfera e atmosfera.). A combinação da litosfera com a hidrosfera e a atmosfera constitui um subespaço geográfico denominado biosfera.
Existem diversas formas de se representar o espaço geográfico, sejam por meio de desenhos artísticos, técnicos, fotografias, mapas, etc. A ciência responsável pela representação gráfica do espaço geográfico, tendo como produto final o mapa, é a Cartografia.
O espaço geográfico é encarado como "uno e múltiplo". O objetivo final do artigo é construir um corpo referencial que expresse as possibilidades análiticas da Geografia, principalmente com relação à questão ambiental. Palavras-chave:espaço / território / paisagem / lugar / ambiente. Geographical space: unitary and multiple (Abstract):
A necessidade de localização e orientação no espaço geográfico tornou-se e é uma das principais preocupações da sociedade. Quando andamos em uma cidade em direção a um local onde nunca fomos, sempre procuramos informações sobre as proximidades e os pontos de referências para se chegar ao destino desejado.
Se ao longo de um rio, por exemplo, constrói-se uma ponte, estamos provocando a alteração das paisagens locais, o que representa a expressão do espaço geográfico. Se em uma cidade adotam-se medidas de revitalização de áreas degradadas, temos aí a transformação do espaço.
O que são contratos administrativos e contratos da Administração?
Como se escreve a palavra saudações?
O que significa densidade exemplo?
Quanto tempo demora para fazer um site?
Qual a cidade mais bonita de Minas Gerais?
Qual é o papel do enxofre no corpo humano?
Qual foi a média de nota do Enem 2021?
Quanto tempo demora um exame de colonoscopia?
Quais as três zonas climáticas do Brasil?
Quem tem refluxo pode tomar leite integral?
Qual é o elemento opcional da composição do TCC?
O que a psicologia fala sobre gratidão?
Qual a ordem das contas do passivo?
Quais são os tipos de babosa que existe?