Ouça em voz altaPausarA melhor maneira de combater o abandono de animais domésticos é promovendo a posse responsável. Ela consiste em conscientizar possíveis tutores sobre tudo o que está envolvido na adoção de um animal para que seja possível tomar essa decisão com segurança.
Ajude do seu jeito
10 maneiras de ajudar cães e gatos de rua | Apelo Canino
Ouça em voz altaPausarAlém de ser solução eficaz para reduzir o número de animais de rua, a castração de fêmeas até os 7 meses (antes do primeiro cio) também reduz o risco de problemas de saúde (reduz em 80% o risco de câncer de mama e evita doenças venéreas, como o tumor venéreo transmissível).
Ouça em voz altaPausarSegundo o último estudo realizado em 2010, os principais motivos de abandono de cachorros e gatos foram: ninhadas inesperadas (14%), mudança de casa (13,7%), fatores econômicos (13,2%), perda de interesse pelo animal (11,2%) e comportamento problemático do animal de estimação (11%).
Ouça em voz altaPausarVale ressaltar que maus-tratos ou abandono de animais é considerado crime ambiental e pode resultar na pena de detenção de três meses a um ano e multa. A lei se aplica a quem “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”.
Ouça em voz altaPausarA responsabilidade desses animais abandonados fica sob o poder executivo municipal. Conforme a lei nº 1607, de 29 de janeiro de 2015, aprovada pela Câmara Municipal, a prefeitura é responsável pelo controle populacional de cães e gatos.
Ouça em voz altaPausarTemos que aproveitar todos os caminhos: as redes sociais, as mídias, os espaços em jornais, TVs. Todos são importantes para difundir a importância dessas políticas no âmbito governamental, ter consciência do impacto dessas ações na sociedade, dirigida a todos: nas escolas, aos políticos e ao cidadão comum.
Ouça em voz altaPausarLeve o cachorro para um lugar seguro É comum ver cachorro de rua transitando por vias movimentadas, sujeito a atropelamentos. Ao ver um pet nesta ou em outras situações de risco, procure atraí-lo para um local seguro. Para isso, tente chamar a atenção dele com algum objeto ou mesmo alimento — caso o tenha à disposição.
O Governo disponibilizou milhão e meio de euros para melhorar a qualidade de vida dos animais abandonados. Numa visita à Casa dos Animais, em Lisboa, o ministro da Agricultura apelou para o não abandono dos animais de companhia. Todos os anos são abandonados cerca de 30 mil animais de companhia.
De acordo com a Ordem liderada por Jorge Cid, registou-se, em 2017, um aumento de 22% no número de animais abandonados, face ao ano anterior, sendo que, este ano, já foram recolhidos 14.000 animais.
Todos os anos são abandonados cerca de 30 mil animais de companhia. O Governo vai investir cerca de 2 milhões de euros para tentar mudar a mentalidade das pessoas na relação com os animais, numa campanha que inclui um vídeo, centros de esterilização, modernização e criação de novos espaços e abrigos.
De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), existem no Brasil 30 milhões de animais em situação de abandono. Dentre eles, estima-se que 20 milhões sejam cães e os outros 10 milhões gatos. Mas não é só isso, a previsão é que estes números aumentem ainda mais.
Como age uma pessoa com fobia social?
O que significa RASS na enfermagem?
Quais são os microrganismos multirresistentes?
Porque Ensinar e Aprender história vai muito além das salas de aulas?
Qual é o significado da palavra plácidas?
Quais nervos cranianos saem do bulbo?
É melhor deixar a ferida aberta ou fechada?
Como tirar um imóvel da penhora?
Como funciona o limite do cartão de crédito das Casas Bahia?
O que é janela terapêutica ou índice terapêutico?
Quais são os dois tipos de níveis da responsabilidade social?
Qual o serviço mais estressante do mundo?
Como faço para saber quantas parcelas faltam do empréstimo consignado?
Qual é o tamanho do nosso país?
Quais são as principais características do utilitarismo?