A principal causa do infarto é a aterosclerose, doença em que placas de gordura se acumulam no interior das artérias coronárias, chegando a obstrui-las. Na maioria dos casos o infarto ocorre quando há o rompimento de uma dessas placas, levando à formação do coágulo e interrupção do fluxo sanguíneo.
“Somente por meio de exames clínicos é possível saber se a pessoa está tendo um infarto. Por isso, o ideal é que, na dúvida, o paciente vá a um hospital”, orienta o cardiologista Cesar Jardim, coordenador do Clinic Check-Up do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo.
O infarto é o resultado de um problema cardiovascular que muitas vezes pode ser fatal ou deixar sequelas graves no paciente. Porém, existem alguns sinais que podem indicar um ataque cardíaco — aos quais todos devemos ficar atentos.
Sinais de que você está propenso a ter um infarto Muitas vítimas de infarto são avisadas do problema por episódios de angina, que é uma dor no peito que, como um ataque cardíaco, é provocada por isquemia.
No caso de suspeita de sintomas de infarto – independentemente de ele ser o primeiro ou não – é indicado buscar ajuda rapidamente e não ficar esperando muito tempo para confirmar os sintomas. Há casos em que uma crise de ansiedade é confundida com um ataque cardíaco, pois os sintomas de ambos podem ser muito parecidos.
Como os Comensais da Morte se transforma em fumaça?
Qual oração poderosa para afastar o mal?
O que é um chuveiro termostático?
Como dividir um trabalho em tópicos?
Como funciona o controle do Nintendo switch?
Como os Estados Unidos se tornaram a maior potência mundial?
Quanto tempo dura um ciclo de testosterona?
Como são formados os endósporos bacterianos?
Como funciona o plano Pré-pago da TIM?
Quanto tempo demora um contra Squad?
Como funciona um controlador de carga PWM?
É normal sentir ansiedade mesmo tomando remédio?
Quais os direitos do trabalhador no contrato intermitente?
Como fazer o controle de contas a pagar?
Como ocorre o controle biológico?
Como se inscrever para a polícia?
Como acontece o controle da respiração durante a atividade física?