Os principais riscos se relacionam às infecções e às drogas quimioterápicas utilizadas durante o tratamento. Com a recuperação da medula, as novas células crescem com uma nova memória e, por serem células da defesa do organismo, podem reconhecer alguns órgãos do indivíduo como estranhos.
A complicação mais usual do transplante de medula óssea está associada ao problema de incompatibilidade. Ela é denominada de Doença de Enxerto Contra Hospedeiro (DECH) ou GVHD(graft-versus-host disease do inglês), popularmente conhecido como rejeição.
“De forma geral, os pacientes com transplante autólogo retomam a vida normal em dois ou três meses após o transplante, enquanto os que fizeram transplante alogênico precisam de seis meses a um ano para voltar à rotina”, diz o hematologista, Nelson Hamerschlak, coordenador de Hematologia e Transplante de Medula do ...
O procedimento é indicado para pacientes com doenças do sangue como leucemia, linfomas e alguns tipos de anemia. No Brasil, estima-se que as chances de compatibilidade sejam de 1 para 100 mil, por isso o cadastramento em um banco de doadores é tão importante.
No primeiro ano após o TMO, o corpo fica mais vulnerável a infecções. Evite contato com portadores de doenças contagiosas, plantas e animais. Germes encontrados em piscinas, lagos e praias podem transmitir infecções e devem ser evitados por, pelo menos, um ano após o tratamento.
21 curiosidades que você vai gostar
Os sintomas de rejeição variam dependendo do órgão transplantando e quando ocorre a rejeição. Se a rejeição ocorrer logo após o transplante, os sintomas são febre, calafrios, náusea, cansaço e mudanças bruscas da pressão arterial.
Este período pode oscilar entre 14 a 21 dias. Findo este tempo, os leucócitos começam a subir e atingem contagens superiores a 1000 / mm3 no sangue periférico. Este aumento nas taxas leucocitárias recebe o nome de enxertia medular ou “ pega” da medula óssea e significa que a medula já está instalada e funcionando.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 72% dos pacientes que recebem um novo coração vivem, pelo menos, cinco anos, enquanto 20% alcançam a marca de 20 anos.
Riscos e cuidados para quem vai doar
Quando a doação de medula óssea é feita por aférese, os efeitos colaterais são leves, como formigamento e náuseas. O medicamento tomado antes do procedimento também pode causar dor no corpo, que pode ser resolvida com analgésicos.
Como funciona o pagamento de um estagiário?
Como funciona Os sobrenomes na Inglaterra?
O que acontece se eu não pagar a previdência privada?
Como funciona o pagamento do Google Ads?
Como ocorre o transporte de oxigênio em nosso organismo?
Como funciona o pagamento com vale?
Como pagar parcelas de financiamento de trás pra frente Itaú?
Quanto tempo dura o aluguel de um filme no YouTube?
Como surgiu o pensamento pedagógico socialista?
Como saber se o Computador e 64 ou 86 bits?
Como foi a primeira parada LGBT?
Como saber se a kombucha mofou?