O Pensamento Pedagógico Socialista foi formado diante dos movimentos populares pela democratização do ensino, a concepção socialista da educação opõe-se à concepção burguesa, pois propõe uma educação igualitária. ... Opondo-se à concepção burguesa da educação, propondo uma educação igual para todos.
Foi em 1717, na Prússia, que surgiu a educação pública, instituída escola obrigatória para crianças entre 5 e 12 anos, pelo rei Frederico Guilherme, surgindo posteriormente, inclusive, leis que impediam a contratação de qualquer criança que não concluísse esse estudo obrigatório.
O PENSAMENTO PEDAGÓGICO ROMANO Roma e na Grécia, são sociedades escravistas, onde o trabalho manual não é valorizado, e o trabalho intelectual é considerado trabalho da aristocracia, que consiste numa pequena parcela da sociedade, os cidadãos livres.
Uma pedagogia de cunho socialista concebe o trabalho como princípio educativo e, aliados a ele: a apropriação crítica e criativa dos conhecimentos acumulados pela humanidade como imperativo para a emancipação dos trabalhadores; a escola como instrumento de educação da personalidade humana; o papel da educação escolar ...
No último milénio antes de Cristo, Gregos e Romanos desenvolveram um tipo de ensino inicialmente com uma vertente militar mas depois cada vez mais individualizado, humanista e prático, norteado pelos sistemas políticos desses povos. A formação do cidadão era o objetivo do seu ensino pragmático e intelectualizado.
Os pensadores mais contemporâneos como Rosseau, Durkheim ou Gramci apresentaram valiosas contribuições à pedagogia. Esses nomes e outros não menos importantes, como o sueco Jean Piaget, o americano Carl Rogers e brasileiros como Anísio Teixeira, Paulo Freire e Dermeval Saviane, ampliaram ainda mais a galeria dos que tem como paixão a pedagogia.
Pensamento pedagógico brasileiro, sua trajetória histórica. A trajetória do pensamento pedagógico brasileiro teve durante seu percurso grandes marcas causadas pela influência de nossos colonizadores e países tidos como os “países desenvolvidos”, que demonstraram claramente muitos interesses políticos e econômicos ao influenciar nosso pensamento ...
Resumo: Este artigo pretende apresentar algumas reflexões sobre a pedagogia nos dias atuais. Tomando como base a própria historicidade dessa ciência, ele abordará as contribuições quesignificativos pensadores e suas idéias legaram à concepção de prática educativa, e a repercussão que essas práticas tiveram no decorrer do tempo.
As idéias pedagógicas hoje são o que poderíamos denominar de multifárias – apresentam traços diversificados de todas as épocas. É importante salientar que não há aqui nenhuma pretensão em sublimar as características impares de cada teoria da educação. Essas idéias não foram desenvolvidas por lampejo. Como bem observou Walter Esteves Garcia,
Porque um Suvaco fede mais que o outro?
Qual o maior produtor de queijo do Brasil?
Quais são os princípios de gestão da qualidade?
Qual o melhor horário para tomar Pantogar Neo?
Quais são os tipos de jogos esportivos?
Quais os tipos de fraturas ósseas e suas classificações?
Qual é o mais forte o Tenseigan ou o Rinnegan?
Quais os objetivos do estudo de impacto ambiental?
Como foi a primeira vez de Sakura e Sasuke?
Qual é o casal mais forte de Naruto?
Quando Deus diz Não temas eu estou contigo?
Que benefícios as bactérias transgênicas estão trazendo para a medicina?
O que provoca inflamação no intestino?
Como saber que você está com conjuntivite?
Como arrumar o cabelo sem lavar o cabelo?
Qual Herodes mandou prender Pedro?