Em geral, o baço aumentado pode ser uma consequência de: Infecções virais, como mononucleose. Infecções bacterianas, como sífilis ou endocardite. Infecções parasitárias, como malária.
O baço aumentado, também conhecido por baço inchado ou esplenomegalia, caracteriza-se pelo aumento do tamanho do baço, que pode ser causado por infecções, doenças inflamatórias, ingestão de certas substâncias, ou presença de determinadas doenças.
Quais os sintomas
O baço fica localizado na região superior do abdômen, conhecida também como hipocôndrio, estando ao lado esquerdo do corpo. Essa região pode ficar dolorida como consequência do aumento de volume do órgão, fazendo com que se sinta um desconforto, mesmo sendo a esplenomegalia um processo que geralmente não cause dor.
A medição de proteínas sanguíneas pode determinar se estão presentes outros quadros clínicos capazes de fazer o baço crescer, tais como amiloidose , sarcoidose , malária , leishmaniose visceral , brucelose e tuberculose . Os exames do fígado ajudam a determinar se o fígado também está doente.
Este é um tumor maligno que surge a partir de vasos sangüíneos. O hemangiossarcoma esplênico é o tipo mais comum de tumores malignos do baço canino. Cães com hemangiossarcoma podem ser identificados, entre outros sintomas, por aumento do tamanho abdominal, anorexia, depressão e vômito.
Muitos distúrbios podem fazer com que o baço cresça.
Em alguns casos pode ser necessário fazer uso de antibióticos, quando se trata de uma infecção ou quando há risco de infecção, além de quimio ou radioterapia no caso da dor ser devido a algum tipo de câncer. Em situações mais graves, o médico pode recomendar a remoção do baço, que é conhecida como esplenectomia.
Geralmente é necessária uma ultrassonografia ou tomografia computadorizada (TC) para determinar o quanto o baço aumentou e se ele está pressionando outros órgãos. Uma ressonância magnética (RM) proporciona informações semelhantes e também rastreia o fluxo do sangue através do baço.
Com cerca de 13 centímetros – ou, mais ou menos, o tamanho da sua mão -, o baço pode ser comparado a uma esponja, que suga muitos invasores nocivos e não os deixa sair.
Exames de sangue mostram uma redução da quantidade de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Quando as células sanguíneas são examinadas ao microscópio, seu formato e tamanho proporcionam pistas sobre a causa do aumento do baço.
Doenças infecciosas: podem aumentar o tamanho do baço as doenças causadas por vírus como a mononucleose ou por bactérias como a tuberculose. Doenças inflamatórias, como o reumatismo. O câncer: várias doenças cancerosas podem causar inflamação do baço, como a leucemia e os linfomas.
Enquanto um aumento do baço não é sempre uma preocupação com a saúde, que geralmente aponta para o fato de que o corpo está tentando se defender mais do que o habitual — e isso significa que é uma boa idéia para descobrir por que é antes que piore um maior e mais grave problema.
Além dessas causas, existem alguns grupos de riscos como alcoolistas, pessoas com condições que afetam a imunidade como HIV positivo, lúpus ou portadores de talassemia (por conta da destruição de hemácias). Agora você pode pensar: Certo, já entendi que o aumento do baço pode estar relacionado com uma condição mais grave.
Quanto custa fazer anuncio no facebook?
O que é o atletismo e suas modalidades?
Com quantas semanas pode fazer cesaria?
O simples nacional engloba quais tributos?
Quanto tempo de atraso posso fazer o teste?
O que são circulos concentricos?
O que as mulheres gostam de conversar?
Quanto de carboidrato para ganhar massa?
Com quantos meses pode dar fruta para o bebe?
O que sao adjetivos possessivos em ingles?
Como descobrir o proprio numero?