A degradação de lipídios ocorre, principalmente, na mitocôndria através da β-oxidação. A β-oxidação corresponde à remoção, sucessiva, de 2 unidades de carbono na forma de acetil-CoA.
Rancificação oxidativa Esta transformação ocorre em lipídeos que contêm ácidos graxos insaturados (vide quadro abaixo) e que podem sofrer oxidação, degradação e polimerização através dos radicais livres. Como efeito das mais diversas reações, resultam aldeídos, cetonas, ácidos, álcoois e hidrocarbonetos.
A emulsificação é necessária para que os lipídios sejam absorvidos. Esse processo ocorre no duodeno, primeira parte do intestino delgado, com a ação detergente da bile, que é constituída por sais biliares.
Através da hidróliseproduzem ácidos graxos, ou ainda, combinam com os ácidos graxos para formar ésteres. Os lipídios podem ser adquiridos através da dieta, onde serão absorvidos no intestino, ou podem ser produzidos de forma endógena, ou seja, pelo próprio organismo.
A oxidação lipídica envolve uma série complexa de reações químicas, que ocorre entre o oxigênio atmosférico e os ácidos graxos insaturados. Essas reações ocorrem em três estágios: Iniciação, propagação e terminação.
A maioria dos lipídios encontrados no corpo pela ingestão são triglicerídeos e colesterol .
A maioria da digestão e absorção dos lipídios, no entanto, ocorre quando atingem o intestino delgado.
Como usar aquecedor no aquário betta?
Como baixar um programa no Ubuntu pelo Terminal?
Como fazer uma TV na internet?
Como aplicar Vit Ade em bovinos?
Para que serve o medicamento Xylestesin?
Como era a internet no ano 2000?
Como era os conventos antigamente?
Como funciona os cartórios no Brasil?
Como encontrar o Adobe Reader no PC?
Como usar a furadeira elétrica?
Como é que faz pra ligar um alto-falante?
Como fazer uma cadeia alimentar aquática?
Por que a Amazon entrega tão rápido?
O que é teodolito e quais os passos que devem seguidos no seu nivelamento?