Cachorro intoxicado, na maioria dos casos, ocorre por ingestão de alimentos tóxicos ou podres. Aqui vale um adendo muito importante: alimentos comuns para nós, como frutas, iogurtes e doces, mesmo que limpos e dentro da validade, também podem causar o envenenamento do animal.
Bruna Maturo, médica-veterinária da Petz Alphaville, entre os sintomas mais frequentes de cachorro intoxicado estão:Vômito;Diarreia;Dor abdominal;Apatia;Sialorreia (salivação excessiva);Tremores,Convulsões.
No consumo de chocolates, chás ou cafés, os indícios são de diarreia, hiperatividade, vômitos, tremores, taquicardia, fraqueza, hipertermia e intensa vocalização entre 6 e 12 horas após ingestão.
Principais causas
A intoxicação pode se dar a partir da ingestão de substâncias consideradas tóxicas para o organismo dos cães. Chocolate, uva, cebola, alho, abacate, entre outros alimentos são tóxicos para os pets e não devem ser oferecidos.
Água de arroz e chá de erva-doce são ótimos! A água de arroz ajuda a desintoxicar e o chá alivia as cólicas. Lave arroz cru (use um copo de água para cada ½ xícara de arroz comum) e separe a terceira passagem da água. Coloque numa seringa sem agulha e dê um pouquinho do líquido ao cão várias vezes ao dia.
40 curiosidades que você vai gostar
Não caia nessa! Além de ser ruim para o organismo do pet, o leite pode agravar ainda mais a intoxicação. Já a indução ao vômito, só um veterinário poderá dizer se ela é ou não recomendada, visto que, dependendo da substância ingerida, ela pode tanto melhorar quanto piorar o quadro.
Nesse caso, uma lavagem gástrica feita no hospital por meio de sondas para aspirar a substância direto do estômago é mais seguro e eficiente. Separar o rótulo do produto ingerido é fundamental para que o veterinário possa identificar se existe um antídoto. Também não ofereça leite na tentativa de proteger o estômago.
O tratamento de intoxicação alimentar incluem medidas sintomáticas e, no caso de vômitos, cólicas e diarreia, alguns animais precisam de soro e muitas vezes de internação. “Tratamentos específicos, lavagem gástrica, medicamentos injetáveis e indução ao vômito também são utilizados.
Como agir em caso de envenenamento:
Se você se encontrar longe de um profissional, dê carvão ativado diluído em água. Ele impede a absorção completa do agente tóxico pelo organismo, mas só funciona quando aplicado logo após o incidente. 2. Com uma luva cirúrgica, lave a boca do animal com água abundante.
Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que causou a infecção e quais as condições de saúde da pessoa infectada.
Infecção Intestinal em Animais – 5 sintomas e o que você deve fazer!Vômito. ... Diarreia. ... Perda de apetite. ... Sonolência. ... Leve o seu animal de estimação à clínica veterinária. ... Prevenção.
Geralmente, os cães tendem a ter uma rotina e hábitos padrões e é importante observar quando algo foge da normalidade. Se o seu pet está apático, só quer dormir, não quer brincar, não quer passear e até mesmo está expressando comportamentos agressivos, pode ser um sinal de alerta.
Por sua ação analgésica e antitérmica, pode dar dipirona para cachorro quando receitada para o alívio de sintomas, como febre e dores moderadas. Já em caso de dores mais intensas ou quando o metamizol é insuficiente para acabar com esses sintomas, o veterinário poderá recomendar um fármaco mais forte.
Voltando ao mito sobre dar ou não dar ovo cru para cachorro envenenado, existem diversas receitas caseiras que são utilizadas. Entretanto, nenhuma tem a eficácia comprovada cientificamente, como dito anteriormente.
Hidratação e dieta leve podem ajudar
Quando o cachorro vomita algumas vezes, fica um pouco desidratado. É importante oferecer líquidos para que a situação não se agrave. Caso ele torça o nariz para a água em temperatura ambiente, tente oferecer água gelada ou água de coco – geralmente mais atrativas.
até 60 minutos da ingestão ou em casos espe- cíficos de retardo de esvaziamento gástrico so- mado à alta toxicidade da substância ingerida. Jones e Volans1 concluíram que a lavagem gástrica deve ser realizada com até uma hora da ingestão da toxina.
Phosfoenema é uma solução retal, pronta para uso, indicada para o tratamento de prisão de ventre. O medicamento atua como laxativo e deve ser utilizado quando o paciente encontra dificuldades para evacuação.
Leite não é um antídoto para qualquer intoxicação, como diz a crendice popular. Mas, é verdade que o alimento ajuda a proteger o organismo humano da ação de metais pesados, como o chumbo.
O veterinário Jorge Morais afirma que existem outros riscos ao oferecer leite para cachorro: “Temos transmissão de doenças como a brucelose canina, no caso de oferecer o leite puro, diarreia e distúrbios gastrointestinais”.
Ou seja, não é recomendado dar leite para cachorro após a fase de amamentação. Além disso, com o consumo de leite, as chances do seu cachorro desenvolver intolerância à lactose são maiores. Caso você continue oferecendo leite ao seu pet, ele pode ter problemas como vômito, desconforto abdominal e diarreia.
Em um primeiro momento, você pode tentar acalmar um cachorro com dor fazendo carinho, dar colo, e procurar um veterinário o mais rápido possível.
...
O que fazer para aliviar a dor do cachorro?Carprofeno;Prednisona;Dexametasona;Prednisolona;Meloxicam;Cetoprofeno.
A termoterapia é realizada através do frio (crioterapia) ou calor (superficial ou profundo) aplicado no local lesionado. Tanto a crioterapia quanto a termoterapia de calor superficial são técnicas seguras que podem ser realizadas em casa para aliviar dores ou inflamações no pet.
Se seu cão está muito quieto, não quer brincar ou passa grande parte do tempo dormindo, pode ser sinal de alguma doença física ou até mesmo de depressão - transtorno comportamental que vem sendo diagnosticado com frequência em cães.