Contusão A principal causa da equimose são as contusões ou lesões que ocorrem ao praticar atividade esportiva ou em casos de acidentes domésticos, escolares, profissionais ou de trânsito.
Quais são os sintomas de equimoses? O principal sintoma de equimose é uma área de descoloração da pele maior que 1 centímetro. A área também pode ser sensível e dolorosa ao toque. Suas equimoses mudam de cor e desaparecem quando seu corpo reabsorve o sangue que se acumulava sob a pele.
Principal diferença entre equimose x hematoma:
✓ Nas equimoses o sangue está infiltrado, espalhado nas malhas dos tecidos. Nos hematomas, os tecidos vizinhos são deslocados e comprimidos.
Normalmente elas não significam nada de grave, mas você deve procurar um hematologista quando a mancha surge sem causa mecânica, se junto com a mancha vem um sangramento no nariz e na boca, se a mancha for desproporcional ao trauma sofrido ou se ela vier acompanhada por outro sintoma como febre ou dor.
As manchas roxas são causadas pelo extravasamento de sangue na pele, devido a um rompimento de vasos sanguíneos, geralmente, provocado por fragilidade dos vasos sanguíneos, pancadas, alteração das plaquetas ou da capacidade de coagulação do sangue.
38 curiosidades que você vai gostar
Sangramentos e manchas roxas na pele
Como as plaquetas são as células responsáveis pelo processo inicial da coagulação do sangue, é comum pacientes com plaquetas baixas apresentarem sangramentos, principalmente na gengiva, e equimoses (manchas roxas na pele).
A leucemia, popularmente conhecida como “câncer no sangue”, geralmente não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Conforme avança, a doença pode apresentar sangramentos e manchas roxas pelo corpo, por exemplo, que também podem ser consequência do tempo seco ou de uma pancada.
Doenças infecciosas como dengue e febre amarela, leucemia e doenças autoimunes, como a lúpus, são outra causa para as manchas roxas na pele. As alterações na imunidade afetam a sobrevivência das plaquetas, o que provoca as manchas.
A indicação é universal: se você detectar manchas na pele, procure um médico especialista. É que alterações são assunto sério: sejam as tão famosas sardas ou uma pinta irregular que você nunca tinha visto antes.
a) Lesões de pele: ocorrem em cerca de 80% dos casos, ao longo da evolução da doença. As lesões mais características são manchas avermelhadas nas maçãs do rosto e dorso do nariz, denominadas lesões em asa de borboleta (a distribuição no rosto lembra uma borboleta) e que não deixam cicatriz.
Outro aspecto de grande interesse médico-pericial é a tonalidade da equimose. De início, a coloração é avermelhada; depois, com o correr do tempo, ela se apresenta vermelho-escura, violácea, azulada, esverdeada e, finalmente, amarelada, desaparecendo, em média, entre 15 e 20 dias.
Os Tipos de Hematomas Intracranianos
– Hematomas epidurais: que se formam entre o crânio e a camada externa (dura-máter) de tecido que cobre o cérebro (meninges); –Hematomas subdurais: que se formam entre a camada externa e a camada média (aracnoide-máter); – Hematomas intracerebrais: que se formam no cérebro.
Quanto tempo dura um hematoma
O tempo de cura de um hematoma é de, em média, 7 dias - a depender da quantidade de sangue acumulada no local.
Se um vaso sanguíneo se romper ou for cortado, há um vazamento de sangue que causa uma hemorragia. O sangue pode sair para fora do corpo (hemorragia externa) ou pode fluir para os espaços em volta dos órgãos ou diretamente para o interior deles (hemorragia interna).
O coágulo de sangue é um aglomerado de sangue que mudou de seu estado natural líquido para um estado gelatinoso ou semissólido. A coagulação é uma resposta natural do corpo, e acontece para o organismo parar de perder sangue em determinado vaso danificado.
O câncer de pele tem sintomas!
Lesões com relevo, brilhantes ou translúcidas; avermelhadas, acastanhadas ou com diferentes tons; com crosta e que sangram, estão na lista de alerta. Manchas pretas que mudam de cor, textura, crescem ou ficam irregulares também merecem muita atenção.
Fique atento às características de cada mancha para identificar a origem e se traz riscos a sua saúde.
...
» MelanomaA lesão é Assimétrica?Há Bordas irregulares?Tem mais de uma Cor?Possui um Diâmetro maior que 6 milímetros?Tem Evolução (coceira, sangramento ou qualquer sintoma que não havia antes?
Conheça algumas doenças que apresentam manchas na pele e suas características:Acne. Cerca de 98% dos adolescentes serão, em algum momento, atingidos por essa doença. ... Dermatite. Manchas vermelhas e pele descamando podem ser sinais da dermatite. ... Melasma. ... Melanoma. ... Pano Branco. ... Psoríase. ... Vitiligo.
A maioria dos sintomas da leucemia é comum a várias doenças; por isso, o primeiro exame que o pediatra costuma pedir é o hemograma completo. Alterações na contagem dos diferentes tipos de células sanguíneas e na aparência dessas células ao microscópio geralmente fazem o médico suspeitar de leucemia.
Os vasos sanguíneos dos olhos podem ser afetados, escurecendo a visão ou até mesmo com perda de visão. Os pacientes com leucemia mieloide aguda do tipo promielocítica aguda podem apresentar sangramento no nariz que não cessa ou um corte que não para de sangrar.
Após duas semanas, no máximo, a pele deve voltar à cor normal, o que indica que o hematoma foi totalmente curado.
Para tirar hematomas que tenham mais de 24 horas, pode-se aplicar compressas de água morna, pois aumentam a circulação sanguínea local e ajudam a remover os coágulos formados. Para isso, deve-se molhar um pano em água morna e depois aplicar sobre o local, deixando-o atuar por, aproximadamente, 20 minutos.
Aplicação de gelo, compressa morna e massagens são medidas que ajudam a eliminar hematomas mais rapidamente. Confira, a seguir, como adotar esses truques e se livre de manchas roxas, amareladas e marrons pelo corpo. O gelo reduz o fluxo de sangue na área atingida, evitando que o hematoma aumente.
O hematoma subgaleal consiste no sangramento entre o periósteo craniano e gálea aponeurótica do escalpo.
O hematoma subdural e o hematoma peridural são caracterizados por hemorragia nos espaços que rodeiam o cérebro. Os hematomas subdurais se formam entre a dura-máter e as membranas aracnoides. Os hematomas epidurais surgem no espaço potencial entre a dura e o crânio.
Quando as manchas da dengue aparecem?
Como ocorre o controle da pressão arterial pelo sistema renina angiotensina aldosterona?
O que é sentido literal exemplos?
Como terreno e a disponibilidade de água interfere na atividade agrícola?
Qual o termo correto para índio?
Como colocar microfone em fone de ouvido?
Qual o papel do Terceiro Setor para a sociedade?
Como se dá a propagação dos sons?
Como o som de um instrumento chega até nós?
Em que ano morreu o sr madruga?
Como se chama o músculo que ajuda a estabilizar a articulação em uma posição?
Como o molibdênio é absorvido pela planta?
Como ocorre a transformação de energia do nosso corpo?
Como o núcleo eucarionte e organizado *?
Qual a importância do teatro na sala de aula?
Como o mapa mental auxilia você na memorização ou aprendizado?