Resposta: Para exercer a atividade agrícola é necessário ter grande disponibilidade de recursos hídricos para manter a irrigação, além de vastas terras araveis para ocorrer o plantio.
Os estudos indicam que cerca de 70% da superfície terrestre é coberta com água*¹. Estima-se que o volume de água existente na terra seja em torno de 1.386.000.000 km³. Essa quantidade de água é praticamente constante. Ou seja, em escala global, a quantidade de água não é variável com o tempo.
É importante ressaltar que o uso excessivo de agrotóxicos e sem o devido controle colaboram com a contaminação das águas. Isso torna o recurso impróprio para consumo e prejudica também a própria irrigação das lavouras.
É de conhecimento que práticas agrícolas intensiva podem causar impactos adversos na qualidade dos recursos hídricos, em geral como resultado de alterações no ciclo hidrológico, do carbono e de nutrientes; além do aporte de sedimentos e químicos dissolvidos para sistemas aquáticos.
A técnica que utiliza gotejamento ao invés de irrigação com fluxo constante pode economizar até 50% da água e ter o mesmo resultado. Quem precisa de irrigação deve estar atento a tecnologias econômicas que melhorem o uso da água com o mesmo resultado.
A agropecuária é a atividade que mais consome água em todo o mundo, sendo responsável por 70% de toda a utilização feita pelos seres humanos, de acordo com números da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
O consumo de água na indústria só perde para o da agricultura. Grande parte do problema com desperdício de água nas indústrias está em vazamentos e nos métodos obsoletos. Segundo pesquisas, é possível reduzir isso em 90% no setor industrial e na agricultura cerca de 50%.
Mas essa técnica tem um risco: se a água não for bem tratada, pode contaminar a plantação com parasitas. "Em geral, temos feito pouco uso controlado de esgoto tratado (para fins agrícolas) e de forma não planejada", afirma Hespanhol.
Houve correlação linear positiva entre atividade de água e umidade da ração, tanto na fábrica quanto na granja. A isoterma de adsorção apresentou aumento da umidade com o aumento da atividade de água.
O valor da Atividade de Água é adimensional, varia de 0 a 1 e é determinado em termos de equilíbrio termodinâmico, ou seja, é o resultado da relação entre a pressão de vapor de água do produto (Ps) pela pressão de vapor da água pura (Po), à mesma temperatura.
A utilização de águas residuais na agricultura possibilita a disponibilização de mais recursos de água doce para outras necessidades, inclusivamente para a natureza e os agregados familiares.
A agricultura influencia, quer a quantidade, quer a qualidade da água disponível para outros fins. Nalgumas zonas da Europa, a poluição causada por pesticidas e fertilizantes utilizados na agricultura continua a ser, por si só, uma das principais causas da má qualidade da água.
Como calibrar bússola Analogica?
Quem tem mais poder o rei ou imperador?
O que é a conexão no processo civil?
Como voltar a ser MEI depois de ser desenquadrado?
É perigoso andar em Copacabana?
Quais são os três pilares para conseguirmos agir sobre os determinantes sociais de saúde?
Qual o valor da multa para alienação parental?
O que é Modalização de exemplo?
Quais são as regras da Lei do silêncio?
Qual o granito branco mais resistente?
Qual a melhor hora para tomar colageno tipo 2?
É normal ficar com a barriga inchada depois do treino?
Como montar uma ficha de treino para emagrecer?