É quase certo que o mico a ser enviado ao zoológico seja vítima de traficantes que o capturaram no interior do estado do Rio de Janeiro, única região do mundo onde vivem esses animais. A outra possibilidade é o animal ter nascido em cativeiro, mas com certeza de pais tirados ilegalmente da natureza.
Muitas vezes, eles são transportados sem qualquer preocupação com seu bem-estar, sendo acondicionados em compartimentos pequenos e nos mais inusitados lugares para tentar burlar a fiscalização. De cada 10 animais que são traficados, 9 morrem antes de chegar ao seu destino final.
As atividades agropecuárias e extrativistas, juntamente com a ocupação e crescimento desordenado das zonas costeiras da Mata Atlântica quase exterminaram esse mamífero de pelagem dourada. Além disso, o tráfico de animais também é considerado um dos fatores que contribuem com esta situação.
Os animais traficados são retirados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e geralmente, são encaminhados para o Sul e Sudeste. Os principais alvos dos traficantes de animais são áreas de preservação e conservação, pois devido a grande quantidade de animais sob proteção tal área se torna alvo.
As atividades agropecuárias e extrativistas, juntamente com a ocupação e crescimento desordenado das zonas costeiras da Mata Atlântica quase exterminaram esse mamífero de pelagem dourada. Além disso, o tráfico de animais também é considerado um dos fatores que contribuem com esta situação.
Quando conseguem resgatar os animais, fiscais tentam devolvê-los à natureza. ... O traficante pode ser condenado a pagar multa e ser preso. Mas a maioria dos bichos morre logo após ser retirada de seu ambiente.
Eles são retirados dos ninhos ainda pequenos, antes do fim do período de dependência dos pais, e são transportados de forma precária pelas estradas do país até as feiras, lojas e comércio irregular de aves silvestres.
O nome científico do mico-leão-dourado é Leontopithecus rosalia e foi descrito em 1766 por Lineu. Existem quatro espécies de micos-leões , que apresentam diferentes características e vivem em regiões separadas, mas todos são endêmicos da Mata Atlântica e têm hábitos semelhantes.
O mico-leão-dourado se diferencia das outras espécies do gênero por apresentar pelagem completamente dourada. O mico-leão-dourado possui toda a pelagem de cor ruiva a dourada, o que conferiu o nome popular, e possui uma juba derivada de pelos que saem das bochechas, cabeça, pescoço e cobrem as orelhas.
No século XIX, era encontrado em florestas perto de Cabo Frio, especialmente nas margens da lagoa de Araruama e no município de Maricá, ocorrendo nessas localidades até a década de 1940. Alguns autores já citaram que o mico-leão-dourado podia ser encontrado no litoral do estado de São Paulo, mas nunca foi reportada sua presença oficialmente.
O mico-leão-dourado é importante na manutenção da vida na floresta, pois atua como dispersor de sementesao alimentarem delas e posteriormente eliminarem as sementes intactas nas fezes, além de controlar a população de aves ao consumir os ovos nos ninhos.
Como tirar a válvula da panela de pressão elétrica Walita?
Como os músculos trabalham para produzir movimento?
O que é temperatura mínima de crescimento?
Como funciona alugar pelo 5 andar?
Como era formada basicamente a sociedade colonial espanhola?
Como funciona uma geladeira Brastemp Frost Free?
Quais são os impactos ambientais causados por materiais sintéticos?
Para que servem os moinhos de vento?
Qual o papel do citoesqueleto no transporte intracelular?
Porque os judeus usavam a estrela de Davi?
Quais doenças são transmitidas pelas mãos?
O que é o movimento abolicionista?
Como os movimentos do planeta Terra influenciam no clima?
Como saber se um produto é original pelo código de barras?