Os índios têm um jeito bem característico de se vestir e se enfeitar. Penas na cabeça, saias, pinturas corporais e colares estão entre os adornos que os próprios índios confeccionam e utilizam no dia-a-dia. O visual do índio sempre tem um sentido dentro do contexto da cultura indígena.
Os ianomâmis praticam a agricultura de subsistência — ou seja, plantam para suprir as necessidades da aldeia. Alimentam-se de banana-verde, aipim, milho, frutas, mel, larvas e alguns tubérculos, como batata e mandioca.
Sempre que um ianomâmi morre, o corpo dele é cremado, e as cinzas são colocadas dentro de uma cabaça que se chama rixi. Depois disso, as cinzas são misturadas em um mingau de banana chamado ripu. A mistura sagrada é distribuída entre os integrantes da aldeia. Ela só pode ser consumida durante o ritual.
Nesta casa coletiva-yano a-vivem as mulheres yanomami, de cabelos negros e lisos, arredondados na franja e na parte de trás, sem ultrapassar os ombros, como Fátima orienta que elas sigam. Todas vestem tangas vermelhas feitas de algodão e colares de miçanga colorida, trançados pelo colo.
Os índios andavam nus, cobriam às vezes, as suas partes íntimas com uma folha grande de árvores ou com uma pequena tanga. Enfeitavam-se com penas, usavam colares, pulseiras, pintavam o corpo com tinta extraída de plantas e passavam óleo nos cabelos.
Um cocar é o adorno usado por muitas tribos indígenas americanas na região da cabeça.
O etnônimo "Yanomami" foi produzido pelos antropólogos a partir da palavra yanõmami que, na expressão yanõmami thëpë, significa "seres humanos". Essa expressão se opõe às categorias yaro (animais de caça) e yai (seres invisíveis ou sem nome), mas também a napë (inimigo, estrangeiro, "branco").
Modo de vida. Os Yanomami vivem em grandes casas comunais circulares chamadas de “yanos” ou “shabonos”. Algumas podem acomodar até 400 pessoas. A área central é utilizada para atividades tais como rituais, festas e jogos.
PAJÉS YANOMAMI-Índios fazem rituais para salvar a Terra.
Como exemplo, podemos citar aqueles relacionados à mudança das estações, aos ritos de iniciação, aos ritos matrimoniais, aos funerais e outros, como a gestação e o nascimento.
Como podemos conciliar progresso e conservação ambiental?
Como podemos classificar os microrganismos de acordo com a Organização Celular e Estrutural?
Quanto tempo posso dar omeprazol para cachorro?
Como podemos conceituar prestação de contas cidadania?
Como o IBGE classifica a população brasileira?
O que acontece quando a energia interna de um sistema aumenta?
O que é a filosofia Pré-socrática?
Quando podemos considerar que uma pessoa tem boa aptidão física?
Como é possível conhecer o modo de vida dos antigos povos indígenas?
O que é uma cisterna de placas?
Como são classificados os direitos de cidadania?
Como a atividade de água influencia na conservação de alimentos?
Como podemos classificar o tecido epitelial analisando o arranjo de suas células explique?
Quando aplicar lei dos senos e cossenos?