O Sistema Muscular desenvolve-se do Mesoderma (Figura 1), exceto a musculatura da íris, que tem origem do Neuroectoderma. Os mioblastos, células musculares embrionárias, se originam do Mesênquima (tecido conjuntivo embrionário).
No interior do mesoderma lateral e cardiogênico surgem espaços celômicos que se unem e formam o celoma intra-embrionário, dividindo o mesoderma lateral em duas camadas: - Camada parietal/ somática que cobre o âmnio; - Camada visceral/ esplâncnica que cobre o saco vitelino.
É na fase de gastrulação que ocorre a formação dos folhetos germinativos, também chamados de folhetos embrionários. Na gastrulação, as células da blástula começam a se diferenciar, formando os folhetos germinativos: ectoderma, mesoderma e endoderma. Eles são os primórdios de todos os tecidos e órgãos.
Localiza-se entre os outros dois folhetos, a endoderme e a ectoderme e, através de multiplicação e diferenciação celular, a mesoderme dá origem, por exemplo, ao esqueleto, músculos, sistema circulatório, excretor e reprodutor.
Os pesquisadores compararam o genoma e a expressão de genes em diferentes animais e descobriram que a origem dos componentes musculares se deu em animais ancestrais, tais como anêmonas, águas-vivas e esponjas.
O estudo foi publicado na revista Nature e mostrou que os tecidos que originam os nervos e os músculos na evolução animal surgiram a mais de 600 milhões de anos, no pré-cambriano. De fato, esses dois tecidos surgiram após a separação entre o grupo dos Poriferos (esponjas do mar) e Eumetazoários.
Os limites de formação dos somitos são feitos por FGF-8, que formam uma onda na parte anterior da célula que causa a formação dos somitos e sua separação do somito anterior.
Além disso, o somito controla as vias das células da crista neural e da migração dos axônios motores, e portanto, é responsável pela segmentação do sistema nervoso periférico. Na cabeça, os músculos não têm a mesma origem.
Para o desenvolvimento dos MÙSCULOS, os miótomos são divididos em: EPIAXIAIS: Músculos dorsais HIPOAXIAIS: Músculos ventrais Para o desenvolvimento dos MÙSCULOS, os miótomos são divididos em: EPIAXIAIS: Músculos dorsais HIPOAXIAIS: Músculos ventrais
Mioblastos dos miótomos remanescentes formam os músculos da língua, os quais são inervados pelo nervo hipoglosso (NC XII). Essas anomalias constituem um grupo de disfunções herdadas, começando na infância e cursam com fraqueza muscular progressiva e perda muscular.
Como irrigar a grama esmeralda?
Qual o site da Caixa Econômica?
Como aplicar 1000 reais por mês?
Quais verbos utilizados para desenvolver a metodologia?
O que é mão de ferro no truco?
Quais as funções de um Bacharel em Direito?
Como tratar uma contratura muscular fisioterapia?
Como acontece a terceirização Quais são os resultados da terceirização?
Qual lixa usar para lixar cimento queimado?
Qual é o significado da palavra repentinamente?
Quanto tempo demora a análise da Crefisa?
Qual o estilo de Chakra da Sakura?
Quem é o homem mais rápido do Brasil?
O que precisa para viajar com bebê de ônibus?
Como funciona o pagamento no Kindle?