A margarina é um produto industrializado, feito a partir da hidrogenação parcial de óleos vegetais, um processo químico em que o hidrogênio é adicionado aos óleos vegetais, tornando-se gordura, a chamada gordura hidrogenada. Seu sabor e textura são muito similares aos da manteiga, mas são produtos distintos.
Tudo começa com um processo químico chamado hidrogenação. De forma simplificada, é o acréscimo de hidrogênio ao óleo vegetal, matéria-prima usada na fabricação da margarina. ... Em resumo, a partir da hidrogenação os óleos se solidificam, dando origem à gordura hidrogenada, base da margarina.
Estas gorduras hidrogenadas, por sua vez, têm sido empregadas na obtenção de diversos alimentos como margarinas, coberturas de chocolate, produtos de panificação, sorvetes, batata “ships”, entre outros.
Contudo, como esta hidrogenação de óleos e gorduras é parcial, pode ocorrer à reação paralela de isomerização das cadeias insaturadas, levando a gordura trans, as quais comprovadamente são prejudiciais a saúde humana.
O Processo de Hidrogenação Durante o processo de hidrogenação, átomos de hidrogênio são inseridos aleatoriamente até que a gordura atinja a consistência desejada. Sendo assim, a reação é incompleta e são obtidos ácidos graxos insaturados em variados estágios de hidrogenação . A hidrogenação dá origem a uma gordura com:
Uso da hidrogenação na Indústria Alimentícia 3. Uso da Hidrogenação na Indústria de Combustíveis 4. Uso da Hidrogenação na Indústria Ricinoquímica 5. Conclusão 1. O que é Hidrogenação?
Quais os principais produtos econômicos do Nordeste?
Como os portugueses adquiriram os escravos africanos?
Quem o Harry Styles vai ser em os eternos?
Quais são as dez dicas para planejar uma reunião e descreva 5 cinco delas?
O que acontece se não houver acordo na audiência de conciliação?
Qual a acuidade visual para ser considerado deficiente?
Quantos gramas formam 1 tonelada?
Como saber se o cabo de rede e Gigabit?
Pode dar entrada no Seguro-desemprego pela internet?
Como habilitar dispositivo no Office 365?
Qual a responsabilidade do técnico na assistência do paciente em cuidados paliativos?
O que é estrutura condicional encadeada?