Indica estado ou qualidade, sendo constituído por um verbo de ligação (verbo que indica estado) e o predicativo do sujeito (complementa o sujeito atribuindo-lhe uma qualidade).
Outra forma bastante útil de identificar o predicado é localizando o verbo da oração, pois os verbos sempre estarão no predicado. Contudo, devemos tomar cuidado para não confundir o complemento verbal ou o adjunto adverbial com o sujeito. Ex.: Joana foi ao cinema com João. (sujeito: Joana / predicado: foi ao cinema com João)
Quanto à predicação, os verbos podem ser intransitivos, transitivos ou de ligação. Verbo intransitivo. É aquele que traz em si a ideia completa da ação, sem necessitar, portanto, de um outro termo para completar o seu sentido. Sua ação não transita. Por exemplo: O avião caiu. O verbo cair é intransitivo, pois encerra um significado ...
Na língua portuguesa temos três tipos de predicado: o predicado nominal, o predicado verbal e o predicado verbo-nominal. O predicado será nominal sempre que seu núcleo for um nome, que classificamos sintaticamente como predicativo do sujeito. O predicativo do sujeito é geralmente constituído por um adjetivo ou um substantivo.
A predicação verbal é apenas um de muitos pontos que devem ser considerados por um redator ao longo do seu trabalho.
Como reconhecer a maternidade socioafetiva?
Como emitir custas finais TJSP?
O que fazer quando sua conta de água vem muito alta?
Como é que o mosquito Aedes aegypti chegou ao Brasil?
Como mosaico chegou ao Brasil?
Como o monóxido de carbono impede o transporte de oxigênio?
Como recomeçar uma partida no CS?
Como mosquito da dengue e atraído?
Qual processador mais rápido para notebook?
Como contabilizar o ativo biológico?
Quais as músicas que estão em alta no Instagram?
Como saber a qual posto de saúde pertenço?