Um pequeno estudo publicado no Journal of American Heart Association sugere que as bebidas energéticas com cafeína podem elevar a pressão arterial e até mesmo alterar temporariamente o sistema elétrico do seu coração.
"Todas as bebidas energéticas contém princípios ativos excitatórios para o sistema nervoso central (taurina, cafeína, açúcar). Tudo o que tem esse potencial pode provocar depressão e ansiedade, aumento de pressão, de percepção de esforço, fadiga, diminuição de sono, além de compulsão e fome excessiva.
O médico explica que a cafeína e outros componentes dos energéticos liberam substâncias estimulantes, como adrenalina e noradrenalina, o que propicia o aumento da frequência cardíaca e vasoespasmo coronário (afilamento abrupto dos vasos sanguíneos do coração), o que pode resultar num infarto.
O consumo de até 5 litros de energético nos finais de semana, associado a bebidas alcoólicas, pode ter contribuído para um infarto do miocárdio no analista financeiro Allan da Costa Silva, de 27 anos.
"[Essas bebidas] são conhecidas por aumentarem a pressão arterial, e podem precipitar uma série de arritmias, como fibrilação atrial e ectopia supraventricular e ventricular. Esses efeitos crônicos também podem levar à insuficiência cardíaca", escreveram os autores do relatório.
30 curiosidades que você vai gostar
Algumas substâncias em excesso, como a cafeína, podem ser prejudiciais, principalmente se ingeridas com álcool. No Brasil, o energético é regulamentado pela ANVISA e respaldado por pesquisas e padrões internacionais. A regulamentação estabelece o limite de 350 mg de cafeína por litro de energético.
A dose máxima, segundo um estudo da Mayo Clinic, nos Estados Unidos, é de 400 mg por dia. Portanto, é seguro consumir até quatro latas diariamente.
Uma intoxicação mais severa (aproximadamente 500 mg por 100 mL), pode causar a morte por overdose. O uso excessivo e prolongado do álcool pode irritar a mucosa estomacal, causando a gastrite. Essa confere muito desconforto ao portador, uma vez que causa ardência, queimação, dores de cabeça, etc.
Enquanto a quantidade de cafeína considerada aceitável para uma pessoa sem problemas de saúde é em torno de 400 mg ao dia (um pouco menos que duas latinhas da bebida), para alguém com condições cardiovasculares, como no caso de Isabella, o valor pode ser excessivo e o consumo é desencorajado por especialistas.
Dor ou desconforto em membros superiores - pode ser em um ou ambos os braços, costas, estômago, pescoço ou mandíbula; Falta de ar - pode vir acompanhada ou não de dor no peito; Outros sintomas - incluem tontura, suor, indigestão ou náusea.
Sendo assim, o aumento do ritmo cardíaco pode ser provocado por vários outros fatores, além do infarto. Alguns exemplos de casos que podem provocar taquicardia são ataques de pânico, crises de ansiedade, situações intensas de medo ou susto, intoxicações por outras medicações, entre outras.
O energético Monster tem 120mg de cafeína e o Red Bull tem 116mg. A mais alta concentração é a do Spiker Shooter, que contém 428mg de cafeína em cada 340 gramas, e o Wired X344, com 258mg.
Entenda que ao exagerar no consumo de energéticos, aumenta-se o risco de distúrbios cardíacos fatais, especialmente em pessoas com condições preexistentes, hipertensão, arritmias e outras doenças coronárias. Segundo diversas pesquisas, as bebidas energéticas interferem no ritmo do coração.
12 horas: É o tempo que leva para a maioria das pessoas removerem completamente a cafeína da corrente sanguínea. Essa velocidade depende de muitos fatores, como idade e atividade.
Principalmente para aqueles com problemas cardíacos ou que tomam certos medicamentos (pessoas com síndrome do QT longo, hipertensão e que consomem antiarrítmicos e certos antibióticos). Idosos e crianças também devem evitar os energéticos.
Art. 1º Fica proibida a venda, a oferta, e o consumo de bebida energética, ainda que gratuitamente, aos menores de 18 (dezoito) anos de idade. Art. 2º Os estabelecimentos que comercializam produtos energéticos ficam obrigados a afixar avisos em locais de fácil visualização sobre a proibição prevista nesta Lei.
Já o Monster Absolutely Zero é a opção com menos calorias da categoria, apenas 8 kcal por lata e zero açúcar, e, por fim, Monster Ultra Violet também oferece menos calorias, com 10 kcal por unidade, além de oferecer a mistura do sabor cítrico com um mix de uva em uma lata especial que remete aos anos 70.
#4 - Bebidas alcoólica (vodca, uísque, tequila, etc) – 13 shots consecutivos podem ser letais – o álcool é um deprimente, então afeta a parte do cérebro que controla funções básicas da vida, como respiração, e a pulsação do coração.
Mariana observa que esse limite pode variar de 700 mL a 1 L de água por hora. Assim, você terá um risco muito menor de sofrer por beber muita água , já que a hiponatremia, por exemplo, só dará as caras a partir dos 16 L de líquido ingeridos, segundo Mariana.
O que o álcool pode provocar? A bebida alcoólica pode provocar diversos efeitos além da euforia, prazer e excitação. O excesso de álcool no cérebro leva a efeitos psíquicos como redução da concentração, da atenção, da memória recente e da capacidade de julgamento.
“Os energéticos não devem ser consumidos antes e nem durante atividades físicas, pois podem aumentar a pressão arterial e a frequência cardíaca, gerando inclusive arritmias. Todo cuidado é pouco”, finaliza o médico.
O consumo frequente da bebida pode interferir no tempo das batidas do coração, aumentando o risco de arritmias.
Beber cerveja pode fazer bem à saúde do coração. Essa é a conclusão de um estudo italiano da Fundação Giovanni Paolo II, na Itália. De acordo com os pesquisadores, o consumo tanto da cerveja quanto o vinho, contanto que em doses moderadas, pode reduzir em 31% as chances de se ter uma doença cardiovascular.
Agora você já sabe que os melhores energéticos do mercado são: RED BULL - Energético Red Bull. MONSTER - Energético Monster Energy. LIFE BOOSTER - Ultra Zero Energético Green Apple Caixa com 6.
O que acontece se não declarar criptomoedas?
Qual a quantidade de água para tomar com whey?
Qual é o seu diferencial competitivo?
Quais são as causas que provocam a aquaplanagem?
Qual o tempo máximo de um processo trabalhista?
O que é diagrama de Equilíbrio de Fases?
Quantas vezes Luffy luta contra Crocodile?
O que prevalece a lei ou o decreto?
Qual a competência para as ações abaixo -> consignação em pagamento?
Quem tem direito ao acesso à informação?
Pode comer miojo após fazer tatuagem?
Quem tem arritmia pode tomar café com leite?
Quais os sintomas da doença sistêmica?
Qual o valor do Uber em Brasília?
Quantos GB tem o Samsung A10s?
Como pedir autorização para emitir nota fiscal eletrônica MEI SP?