O currículo, nessa pers- pectiva, passa a ser considerado artefato social e cultural, deixando de se preocupar, apenas, com a organização do conhecimento a ser transmitido aos alunos. A ideologia, cultura e poder, de acordo com essa nova visão, passa a fazer parte da construção do currículo.
Quando se entende um currículo como um conjunto de práticas por meio das quais significados são produzidos e compartilhados em um grupo, a cultura evidencia-se no respeito e no acolhimento das manifestações culturais dos estudantes, por mais desprestigiadas que sejam.
Conhecimento, cultura e currículo se relacionam inteiramente, pois os atos de ensinar e aprender ocorre em todo lugar, e na escola as diversidades culturais devem ser discutidas para que os educandos possam aplicar os conhecimentos obtidos também fora da sala de aula, a realidade de cada indivíduo possibilita a ...
Compreender e saber lidar com o fenômeno da diversidade cultural é um fator fundamental que pode evitar a discriminação e a exclusão escolar e social. ... O diálogo intercultural se propõe a contemplar as relações e trocas entre as diferentes culturas.
O currículo cultural é uma arena de disseminação de sentidos, de polissemia, de produção de identida- des voltadas para a análise, interpretação, questionamento e diálogo entre e a partir das culturas.
17 curiosidades que você vai gostar
Veja como fazer um currículo artístico.
...
Para colocar a formação no currículo artístico, siga este molde:Nome do curso e do grau conferido (se for o caso);Nome da instituição;Data de conclusão;Data de início.
A série Currículo: conhecimento e cultura propõe uma reflexão sobre o currículo escolar, tendo como pressuposto a diversidade da sociedade contemporânea. Ao longo da série, são pro- blematizadas questões que envolvem desde a construção e a organização do currículo até sua vivência nas escolas.
Coloca-se como estratégia, quatro pontos fundamentais para obtenção de sucesso na elaboração de um currículo que contemple a diversidade cultural: 1) formação de professores; 2) planejamento de currículos; 3) desenvolvimento de materiais apropriados e, 4) a análise e revisão crítica das práticas vigentes.
Para respeitar a diversidade sociocultural, ainda escalonada na valorização e prestígio escolar, é preciso conceituar o currículo para além dos conteúdos e entende-lo como “experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento em meio a relações sociais e que contribuem para a construção das identidades dos ...
Quanto tempo dura um curso de Personal Organizer?
O que faz um capitão da Marinha?
Quanto tempo posso pagar o INSS retroativo?
Qual o versículo de agradecimento?
O que vale mais a pena o Spotify ou Apple Music?
Como verificar se um comprovante de pagamento e verdadeiro?
Como é produzido o queijo coalho?
Como ver minha carteira Bitcoin?
O que é restauração de livros?
É preciso atualizar boleto vencido?
Como foi a primeira forma de contagem?
Quais são os 3 níveis da biodiversidade?