A alteração apresentada pelo indivíduo que sofre com o quadro de daltonismo está a dificuldade de identificar as cores. A grande deficiência está, sobretudo, na identificação e percepção do vermelho e do verde.
Trata-se da incapacidade relativa na distinção de certas cores que, na sua forma clássica, geralmente cria confusão entre o verde e o vermelho. É um distúrbio causado por um gene recessivo localizado na porção heteróloga do cromossomo X, o gene Xd, enquanto o seu alelo dominante XD determina a visão normal.
Na maioria dos casos, a pessoa já nasce daltônica. Trata-se de uma predisposição genética passada de pai para filho. Muito raro, o daltonismo adquirido é causado por alguma doença que atinge o nervo óptico ou pela degeneração macular associada à idade.
Geralmente, em cerca de 80% dos casos, os tons mais difíceis de serem distinguidos pelos daltônicos são o verde e vermelho e suas nuances. Não tão comum, eles também enfrentam dificuldades com o azul e o amarelo e, mais raramente, enxergam apenas em tons de preto, branco e cinza.
Daltonismo – também conhecido por discromatopsia – é um tipo de cegueira parcialmente relacionada a cores.
Os portadores do gene anômalo apresentam dificuldade na visualização de determinadas cores, como o verde e o vermelho, o que causa distorções na visualização de diversas cores do espectro. Isso ocorre devido ao mau funcionamento dos cones existentes na retina, dando uma percepção incorreta de certas cores.
A mulher só será daltônica quando herdar dois genes para o daltonismo, um em cada cromossomo X: um deles proveniente de seu pai, também daltônico, e outro proveniente de sua mãe, daltônica ou apenas portadora.
Como o daltonismo é provocado por genes recessivos localizados no cromossomo X (sem alelos no Y), o problema ocorre muito mais frequentemente nos homens que nas mulheres. Estima-se que 8% da população masculina seja portadora do distúrbio, embora apenas 1 % das mulheres sejam atingidas.
A protanomalia caracteriza-se pela deficiência parcial nos cones vermelhos. Contudo, enquanto na protanopia existe deficiência total, na protanomalia existe apenas deficiência parcial.
A cegueira de cores, conhecida cientificamente como acromatopsia, é uma alteração da retina que pode acontecer tanto em homens como em mulheres e que provoca sintomas como diminuição da visão, sensibilidade excessiva à luz e dificuldade para enxergar cores.
Como os meios de transporte contribui para entregar o território?
Como os povos que viveram no período da pedra lascada não?
Como deve estar o PELO para depilação a luz pulsada?
Como o professor pode ajudar o aluno com depressão?
Qual a origem dos povos hebreus?
Como funciona o QR Code do iFood?
Como os humanos se orientavam antigamente?
Como as populações indígenas foram dizimadas?
Como pagar IR de juros sobre capital próprio?
Como os povos originarios estavam organizados?
Tem como pagar com dois cartões no Magazine Luiza?
Como os osteoclastos podem promover a redução da massa óssea?
Quais os sintomas de transtorno de comportamento?
Como antecipar o pagamento do Imposto de Renda?