O tabagismo é uma doença (dependência de nicotina) que tem relação com aproximadamente 50 enfermidades, dentre elas vários tipos de câncer (pulmão, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia), doenças do aparelho respiratório (enfisema pulmonar, bronquite crônica, asma, ...
Drauzio – Em quanto tempo a nicotina de cada cigarro é excretada? José Rosemberg – A nicotina se decompõe em duas horas. No entanto, a cotinina leva de 30 a 40 horas para ser decomposta. Se a dosarmos no sangue, saberemos se o indivíduo fumou ou teve contato com fumantes no dia anterior.
E o consumo, inicialmente social, pode se transformar em vício. Se na fase adulta o tabagismo pode trazer o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, impotência sexual, câncer de laringe, boca e pulmão, em um organismo jovem essas consequências podem ser piores.
Se você é fumante e anda por aí sofrendo com tosse, falta de ar, respiração ofegante, chiado, muco e cansaço, esses podem ser sinais de alerta para algumas doenças respiratórias importantes.
O fácil acesso à compra e o baixo preço dos cigarros, além da tentativa de serem aceitos por grupos de amigos fumantes, se espelharem em pais e ídolos fumantes, também podem corroborar para que o jovem passe a experimentar cigarros, tornando-se em um futuro próximo um dependente de nicotina.
Além de ser um fator de risco para o aparecimento de problemas físicos, como doenças cardiovasculares, bronquite e câncer, o uso do tabaco pode levar a problemas de saúde mental, como depressão, transtornos de humor e até mesmo esquizofrenia — caracterizada por alterações de comportamento e episódios de psicose.
A designação “cigarro” deriva do francês “ cigarette” e nada mais é que umas gramas de tabaco seco e granulado, (picado para ser-se mais correcto), que é enrolado numa pequena folha de papel e que pode ter, (ou não), um filtro numa das suas extremidades.
Somente no final desse mesmo século, o cigarro foi popularizado quando James Bonsack criou a máquina de enrolar cigarros. Durante a Primeira Guerra Mundial (19), os soldados ganhavam carteiras de cigarro nas trincheiras de guerra.
O formato do cigarro atual é baseado numa improvisação europeia, e hoje tem uma importância dúbia, por ser instrumento de lucro de grandes empresas e o vilão da saúde de seus dependentes espalhados pelo mundo. Gostou? Curta e Compartilhe!
Em 1833, aparecem na Espanha os primeiros pacotes que são chamados "cigarrillo" ou "cigarrito", termos que vem da palavra "cigarro", assim chamados devido sua forma parecida com a de uma cigarra. Introduzido por comerciantes do Brasil, continuou a sua expansão até Portugal e, posteriormente, por toda a Europa .
Como jogar online no Gacha Club?
Como escrever 100000000 em algarismos romanos?
Como plantar feijão no copo com terra?
Como se escreve 15000000 em algarismo?
Como plantar tomilho a partir do galho?
Como jogar de 2 no Super Smash Bros Ultimate?
Como se inicia a existência de pessoas jurídicas de direito privado?
Como jogar Super Mario World no Switch?