Onde ingressar com ação de despejo?

Pergunta de Érika Soares Moreira em 27-05-2022
(24 votos)

A ação de despejo por falta de pagamento segue o rito ordinário, incompatível com o Juizado Especial Cível, que apenas tem competência para julgar os casos de ação de despejo para uso próprio. Portanto, deve ser ajuizada na “justiça comum”, por intermédio de advogado.

Onde deve ser proposta a ação de despejo?

Se no contrato de locação, não houver eleição de foto especial, a ação de despejo por falta de pagamento cumulada ou não com a cobrança dos alugueis e encargos deverá ser proposta na Comarca onde está localizado o imóvel, tal regra encontra-se disposta no art. 58, inciso II, da Lei nº 8.245/91.


Como faço para entrar com uma ordem de despejo?

Para entrar com uma ordem de despejo o ideal é você procurar uma defensoria pública ou contratar um advogado especializado na Lei do Inquilinato. Feito isso, você deve reunir toda a documentação necessária e aguardar a decisão liminar ou sentença processual.

Quanto custa para entrar com uma ação de despejo?

O valor de uma ação de despejo pode variar de acordo com alguns fatores como a forma contratual, valor do aluguel, dívida e o tempo de locação. Entenda! Uma ação de despejo pode custar entre R$ 5.000,00 e R$ 40.000,00, levando em consideração os fatores e formato contratual.

Pode entrar com ação de despejo na pandemia?

Por 38 votos favoráveis e 36 votos contrários, o Plenário aprovou nesta quarta-feira (23) projeto que suspende medidas judiciais o despejo ou desocupação de imóveis até o fim de 2021, devido à pandemia de coronavírus. O texto suspende os atos praticados desde 20 de março de 2020, exceto aqueles já concluídos.

Ações de Despejo e Liminar - Noções gerais


24 curiosidades que você vai gostar

Pode despejar na pandemia 2021?

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (8) maioria de votos para confirmar a decisão que estendeu até 31 de março de 2022 a proibição de despejos e reintegrações de posse contra famílias vulneráveis durante a pandemia de covid-19.

Quem mora de aluguel na pandemia?

O locador (quem mora de aluguel) que teve seus ganhos reduzidos devido à crise do COVID, precisa procurar o proprietário do imóvel para pedir revisão no valor praticado. O locatário não é obrigado por lei a conceder descontos, mas certo é que o momento de crise requer compreensão e solidariedade de todos.

Quem paga as custas no despejo?

Assim, numa mesma ação, o proprietário, além de pedir o despejo do inquilino, ele pode pedir o pagamento de todos os valores atrasados pelo inquilino. Além dos aluguéis devidos, deve ser acrescentado a esses valores as custas judiciais, que deverão ser pagas pelo devedor.

Quem paga as custas do despejo?

Tem as custas durante o processo em que a cada ato que o juiz solicitar você tem que depositar os valores das custas e esta é paga pelo parte que perder o processo.



Outras questões

Quando é preciso retirar o histórico escolar?

O que é um Vice-diretor?

Como perguntar em inglês se você está bem?

Pode usar agulha de insulina mais de uma vez?

Como abrir uma empresa de construção e reforma?

Como vender produtos para pet?

E graças a Deus ou graças a Deus?

Como criar box de produtos?

Como exercer a medicina no Canadá?

O que significa a expressão Zinabre?

Como ganhar dinheiro com o alho?

Como revender pneu remold?

Como escrever a expressão há?

Como preparar uma ceia de ano novo sem gastar muito?

Como ser representante de uma loja virtual?

O que significa a palavra Apressa-te?

Como começar a carreira de confeitaria?

O que significa a palavra Startar?

Como montar divisórias de vidro?

Como focar o telescópio?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com