O benzeno afeta especificamente medula óssea (nos tecidos que produzem células sanguíneas). Anemia aplástica, sangramento excessivo, e danos ao sistema imunológico (por alterações nos níveis de anticorpos no sangue e perda de células brancas do sangue) podem se desenvolver.
A intoxicação por benzeno, em sua forma aguda, acomete especialmente o sistema nervoso central e em altos níveis pode ser letal. Na forma crônica, está comprovadamente associada à ocorrência de leucemia mieloide aguda e leucemia linfocítica crônica.
Por ser uma substância altamente tóxica e cancerígena, exige maior controle e precaução, admitindo-se que não há limite seguro de exposição (IARC, 2012; WHO, 2010). Segundo a OMS, o benzeno é altamente perigosos e pode afetar negativamente a saúde da população e o meio ambiente, quando exposta a esse agente.
O benzeno em altas concentrações é uma substância bastante irritante para as mucosas (olhos, nariz, boca etc.) e, quando aspirado, pode provocar edema (inflamação aguda) pulmonar e hemorragia nas áreas de contato. ... Também pode ocasionar danos ao sistema nervoso central e irritação na pele e nas mucosas.
A absorção do benzeno provoca efeitos tóxicos para o sistema nervoso central, causando, de acordo com a quantidade absorvida, narcose e excitação seguida de sonolência, tonturas, cefaléia, náuseas, taquicardia, dificuldade respiratória, tremores, convulsões, perda da consciência e morte.
18 curiosidades que você vai gostar
não comercializar combustíveis líquidos com benzeno em recipientes que não sejam adequados para o armazenamento; contar com uma área exclusiva para armazenar amostras coletadas de combustíveis com benzeno; oferecer uniformes em bom estado de conservação e que sejam limpos semanalmente.
Em escala industrial, o benzeno é produzido pela destilação do petróleo bruto, sendo um dos subprodutos formados nesse processo, ou ainda por síntese, com base em hidrocarbonetos menores.
A exposição aguda por inalação (em curto prazo) dos seres humanos ao benzeno pode causar sonolência, tonturas, dores de cabeça, bem como olhos, pele e irritação das vias respiratórias e, em níveis elevados, perda de consciência.
A respiração é a via mais importante de absorção, pois a área do nosso sistema respiratório capaz de absorver o benzeno é muito grande. Além disso, é mais difícil evitar que a pessoa respire o produto que está disperso no ar do que controlar a sua penetração pela pele, ou a sua ingestão.
A absorção do benzeno provoca efeitos tóxicos para o sistema nervo- so central, causando, de acordo com a quantidade absorvida, narcose e excitação seguida de sonolência, tonturas, cefaléia, náuseas, taquicar- dia, dificuldade respiratória, tremores, convulsões, perda da consciên- cia e morte.
Quais doenças ocupacionais podem ser causadas por agentes químicos?Dermatose ocupacional. A dermatose é uma doença de pele caracterizada por manifestações alérgicas constantes. ... Câncer. ... Doenças respiratórias. ... Problemas de visão.
O Benzeno também está presente na gasolina, que é derivada do petróleo, e lançado na atmosfera por veículos automotivos em sua combustão. Na indústria alimentícia, o benzeno é encontrado, principalmente, em refrigerantes! Além de estar presente também no fumo do tabaco.
Um PID é ideal para monitoramento contínuo de pessoal que trabalha com Benzeno onde, por algum motivo, não se possam realizar medições específicas de Benzeno. Para tanto, o PID requer um nível intermediário no qual a amostra passa por um tubo de pré-tratamento antes da análise.
Ligado aos processo de produção, refinamento, transporte e armazenamento de petróleo, o Benzeno é muito encontrado na gasolina. Sua maior incidência de exposição é no ambiente de trabalho, principalmente em indústrias químicas e petroquímicas.
Quais produtos têm altos níveis de benzeno?Gasolina. Benzeno é o componente maioritário da gasolina. ... Cigarros. Os cigarros liberam entre 50 a 150 microgramas de benzeno cada um, e representa uma significante fonte de exposição ao benzeno. ... Isopor. ... Cumeno. ... Benzeno em refrigerantes.
O benzeno é um hidrocarboneto base para compostos orgânicos aromáticos. Ele foi descoberto por August Kekulé, que, inspirado por um sonho, descreveu, em 1866, a estrutura que conhecemos hoje.
...
Nomenclatura de compostos com benzenoMet – 1 carbono.Et – 2 carbonos.Prop – 3 carbonos.But – 4 carbonos.Pent – 5 carbonos.
O benzeno é o hidrocarboneto aromático presente no petróleo, na gasolina e fumaça do cigarro. Ele também pode ser encontrado em vulcões e queimadas de florestas. Nas indústrias e laboratórios é utilizado como solvente e é uma matéria prima importante para fabricação de outros produtos.
Como estamos expostos ao benzeno? A maior exposição ao benzeno se dá no ambiente de trabalho, por trabalhadores de indústrias químicas e petroquímicas. Contudo, a exposição também ocorre através do ambiente e do uso de alguns produtos.
Guardar o recipiente hermeticamente fechado em local seco e bem ventilado. Manter afastado do calor e de fontes de ignição.
Atualmente, o indicador utilizado no Brasil para o benzeno é o ácido trans, transmucônico na urina (AttM-U), que substituiu um mais antigo, chamado fenol urinário, que demonstrou ter baixa sensibilidade quando a concentração do benzeno no ar é baixa, inferior a 1,0 ppm.
Use corretamente o EPI
O equipamento de proteção individual (EPI) é mais do que uma obrigação da legislação, é um artifício que pode proteger o trabalhador de vários problemas e doenças, que o contato com o benzeno pode causar. Os aparatos devem ser de acordo com a necessidade de proteção e função do trabalhador.
O benzeno é um anel aromático que contém 6 carbonos em sua estrutura e possui fórmula molecular C6H6. É um líquido inflamável, incolor e que possui um aroma doce e agradável. Apesar do aroma agradável é extremamente tóxico, e seus vapores quando inalados causam dores de cabeça e tonturas.
Tolueno, também conhecido como metil benzeno é a matéria prima da qual se obtém derivados do Benzeno. O Tolueno é um líquido incolor com um odor característico e sua maior ocorrência é de forma natural no petróleo e na árvore tolú.
O benzeno é uma das substâncias constituintes do petróleo e está presente na gasolina, sendo lançado na atmosfera pela queima dos combustíveis dos automóveis. Além disso, ele também é encontrado em refrigerantes e no cigarro. O benzeno está presente na gasolina utilizada em automóveis.
Ao analisar 24 amostras de diferentes marcas, a Associação detectou a presença do benzeno em sete delas: Fanta laranja, Fanta Laranja light, Sukita, Sukita Zero, Sprite Zero, Dolly Guaraná e Dolly Guaraná diet.
É possível a exclusão de um condômino nocivo ao condomínio?
Quais são as palavras do Hino Nacional que você não conhece?
Como é a dor ovariana na gravidez?
Qual a importância da formação continuada?
O que significa R1 na enfermagem?
Para que serve o creme Fenergan?
Porque os gatos não se olham no espelho?
Como comer coração de galinha?
Qual o objetivo principal do multiculturalismo?
Qual a diferença entre polissíndeto e anáfora?
Como faço para vender meus produtos pela internet?
Quantos dias a laje fica pingando?
Quando o litisconsórcio é necessário?
Quais são os maiores causadores de degradação ambiental aqui no Brasil?