É possível a exclusão de um condômino nocivo ao condomínio?

Pergunta de Kyara Violeta de Moura em 27-05-2022
(68 votos)

1.337 do Código Civil não preveja expressamente a possibilidade de exclusão do condômino nocivo, a própria legislação processual estabelece que o juiz poderá assegurar o resultado prático equivalente, utilizar-se de medidas que visem impedir o réu da prática de atividades nocivas (art. 461,§5º, CPC).

É possível expulsar um condômino?

Condomínio não pode expulsar moradora por comportamento antissocial. Ainda que o direito à propriedade esteja limitado em sua função social, devendo o condômino observar regras mínimas de bom comportamento e convívio, a medida de expulsão não encontra amparo legal.


Qual a sanção cabível em relação ao condômino nocivo?

1337, Parágrafo Único do Código Civil. Para nós, desde que o condômino nocivo apresente mais de uma vez o comportamento anti-social ele estará sujeito à penalidade acima prevista. O síndico poderá aplicar a multa de dez vezes o valor da cota condominial nesse particular.

É possível a exclusão do condômino considerado antissocial?

A expulsão de condômino antissocial, apesar de ausência de previsão legal, é medida excepcional admitida pela doutrina e jurisprudência, quando houver condutas reiteradas e as sanções pecuniárias não se reputarem eficazes, devendo ser a sua aplicação igualmente precedida de procedimento que garanta o contraditório e a ...

É possível o proprietário ou possuidor ser expulso do condomínio?

Surge, a partir daí, a dúvida: é possível o proprietário ou o possuidor ser expulso? Segundo o que consta expresso na legislação brasileira, não. Isso porque não há sequer previsão da possibilidade de despejo em face do condômino ou do locatário indesejado.

É possível expulsar condômino antissocial do condomínio?


30 curiosidades que você vai gostar

Pode alguém ser expulso de seu condomínio?

Quando ele apresenta um comportamento antissocial reiterado ou vai contra qualquer determinação da convenção ou regimento interno, tornando a situação irremediável, o condomínio pode obrigá-lo a sair da comunidade. Para isso, o síndico deve notificar o proprietário, que poderá rescindir o contrato de locação.

Pode um condômino antissocial ser coagido a Retirar-se do edifício?

De acordo com a interpretação literal dos dispositivos legais do Código Civil, especialmente dos artigos 1.336 e 1.337, a exclusão do condômino antissocial ainda é uma impossibilidade jurídica. Como pena máxima, se referem à aplicação de multa.

O que é um condômino antissocial?

Cabe aqui relatar o que seria o condômino antissocial, quer dizer contrário à sociedade (condominial); aquele que se opõe ao convívio social; insociável; contrário à organização, costumes ou interesses da sociedade.

O que é condômino antissocial?

Na sociedade condominial, o morador deve ter a consciência de que há regras a respeitar, principalmente no que se refere aos bons costumes e formas corretas de uso do condomínio. ... Entretanto, caso o condômino pratique reiteradamente conduta prejudicial aos demais moradores será enquadrado como antissocial.



Outras questões

Qual é a sigla do Detran RJ?

Quantos segundos o goleiro possui para fazer uma reposição de bola em jogo?

Qual o melhor suplemento para ganhar massa muscular depois dos 40?

Quanto tempo demora para limpar a ficha criminal?

O que é mais resistente vidro ou acrílico?

O que é curandeirismo e charlatanismo?

Onde dói o aneurisma?

Como escrever 1 hora da madrugada?

Como saber se o prensado e de boa qualidade?

Quais são os crimes hediondos e os equiparados a hediondos?

Qual a função do hidratante labial?

Quais os elementos que compõem um sistema de controle?

Como saber o tamanho da minha cabeça?

Quais as informações que devem constar em uma tabela?

Quem ama não é egoísta?

O que significa cumprimento do acórdão?

Qual é a tensão de uma geladeira?

Para que serve o adubo 25 05 20?

São Sebastião feriados?

Quanto tempo usar contenção móvel?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com