Você nunca deve falar para seu filho: “Eu preciso fazer ginástica”. Isso passa a sensação de obrigação, de que que se exercitar é algo negativo. Ao invés disso, fale algo positivo como: “O dia está lindo, vou dar uma corrida” ou “Vou treinar para me sentir bem”.
Uma abordagem positiva requer esforço e dedicação, porque você precisará interagir com o seu filho em um nível bem mais profundo do que um simples “não” gritado do outro lado da sala. Ao mesmo tempo, o “não” não explica os seus motivos, nem oferece alternativa, ou indica o bebê poderia estar fazendo.
Um dos principais papéis dos pais na vida dos filhos é transmitir seus valores e crenças sobre o mundo. Isso, inclusive, é muito importante para que nossas crianças se tornem adultos éticos no futuro. A forma como pais e mães transmitem seus valores aos pequenos, diz muito sobre sua forma de ser e de exercer seu papel.
Dicas
É verdade que, principalmente para os pais que têm uma rotina que lhes deixa pouco espaço para os filhos, dizer “não” nunca é uma tarefa fácil. Afinal, além do receio em relação à tristeza ou raiva que a criança pode sentir, há também o medo da rejeição e, consequentemente, de prejudicar um relacionamento já delicado.
Ano novo é um ótimo momento de avaliar como anda a educação dos seus filhos. Conversamos com Carmen Costa, psicopedagoga, psicomotricista e professora de Educação Física. Ela trabalha há mais de 20 anos com bebês e crianças pequenas e é conhecida por muitas mães como uma "personal baby".
9) Ser sincero e sempre falar a verdade aos filhos. 10) Elogiar mais as ações positivas do que corrigir as negativas. Para cada crítica, fazer pelo menos 10 elogios verdadeiros. 11) Nunca humilhar a criança. 12) Demonstrar à criança que você confia nela. 13) Amar os filhos de forma incondicional!
A criança precisa ter a liberdade de dizer “não quero fazer isso” ou “aquilo”, “quero brincar daquilo”. Ela já tem a pressão de ir para a escola estudar, quer queira quer não queira. Sobrecarregar os filhos com muitas atividades, regras e horários apertados pode criar um stress precoce desnecessário.
Por isso, listei aqui neste artigo uma série de erros graves que os pais cometem, para que possamos estar atentos a não errar mais com os nossos filhos. Se seu filho já é um adolescente ou jovem não se preocupe, nunca é tarde para agirmos da maneira certa para abençoarmos nossos filhos.