No que tange ao trabalho de Franz Boas temos que em sua época a Antropologia era marcada pela ideia de que raça e cultura, raça e linguagem eram conceitos distintos. Neste período a história cultural era encarada como um processo unilateral.
A cultura era conceituada como resultado do pensamento racional do homem, manifesto em diferentes graus, dentro de uma escala evolucionista. Encarava-se a história cultural como processo unilinear e universal, cujas expressões peculiares a cada sociedade, em dado momento, refletiam o seu estado de desenvolvimento.
Franz Boas deixou uma enorme quantidade de obras, entre elas, destacam-se: “A Mente do Homem Primitivo” (1911), obra que foi considerada um dos textos fundamentais da Antropologia, “Handbook of Americanan Indian Languages, uma importante contribuição no campo das línguas pré-colombianas, “Raça Linguagem e Cultura” ( ...
A cultura era conceituada como resultado do pensamento racional do homem, manifesto em diferentes graus, dentro de uma escala evolucionista. Encarava-se a história cultural como processo unilinear e universal, cujas expressões peculiares a cada sociedade, em dado momento, refletiam o seu estado de desenvolvimento.
O Relativismo é a visão contrária ao Etnocentrismo, pois diz que todas as sociedades têm os seus próprios valores e devem ser respeitadas e aceitas do jeito que são.
Desde 1877, quando Edward Burnett Tylor empregou pela primeira vez o termo "cultura" para referir-se a todos os produtos comportamentais, espirituais e materiais da vida social humana, os sentidos mais antigos e restritos desse termo foram perdendo terreno.
Franz Uri Boas foi um antropólogo teuto-americano um dos pioneiros da antropologia moderna que tem sido chamado de "Pai da Antropologia Americana". ... foi um antropólogo naturalizado norte-americano de origem alemã.
21 de dezembro de 1942
Franz Boas/Data de falecimento
Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência. Esses aspectos, compartilhados entre os indivíduos que fazem parte deste grupo de convívio específico, refletem especificamente a realidade social desses sujeitos.
A cultura possui tanto aspectos tangíveis - objetos ou símbolos que fazem parte do seu contexto - quanto intangíveis - ideias, normas que regulam o comportamento, formas de religiosidade. Esses aspectos constroem a realidade social dividida por aqueles que a integram, dando forma a relações e estabelecendo valores e normas.
As normas são um conjunto de regras formadas a partir dos valores de uma cultura, que servem para regular o comportamento daqueles que dela fazem parte.
“Essa interdependência de fenômenos culturais deve ser um dos temas da pesquisa antropológica nas sociedades existentes.” (103) Por trás de tudo, Boas vê uma complexidade dos objetos estudados. Cabe a antropologia, no auxilio de outras ciências, mais do que leis gerais]
Como mudar o aplicativo para abrir PDF no celular Samsung?
O que significa restituição de valores?
Como mudar o endereço do IPv4?
Quem tem direito à revisão de benefícios do INSS?
Como fazer um Bilhete Único com CPF?
Como pedir revisão de conta de água?
Como mudar o formato de NTFS para FAT32 sem formatar?
Como mudar de área aos 40 anos?
Como mudar delimitador CSV no Excel?
Como mudar o nome no Spotify APK?
Como colocar seu endereço na Wish?
Como converter um arquivo ISO para RAR?
Como converter um vídeo de RMVB para MP4?
Para que é indicado o antibiótico Tamiram?
Como o esporte é capaz de agregar valor à educação e formação pessoal?
Qual a importância do estetoscópio?
Como o esporte pode melhorar a qualidade de vida de uma pessoa com deficiência?