Quando líquidos e alimentos descem pelo sistema respiratório, motivados pelo fechamento de uma válvula chamada epiglote, e impedem a passagem do ar, ocorre o engasgo. Em último caso, esse problema pode causar sufocamento, pneumonia e até a morte.
O engasgamento é uma situação rara, mas que pode colocar a vida em risco, já que pode tampar as vias respiratórias e impedir que o ar chegue nos pulmões. Algumas situações que podem levar alguém a engasgar são: Beber líquidos muito rápido; Não mastigar os alimentos adequadamente;
Há dois tipos de engasgo: o parcial, quando ainda está passando um pouco de ar, mas não a quantidade ideal, e o total, quando as vias respiratórias estão completamente obstruídas. No primeiro caso, a criança vai apresentar tosse rouca e chiado no peito.
Na maior parte das vezes, o engasgamento é leve e, por isso, nesses casos é aconselhado: Pedir para a pessoa tossir 5 vezes com força; Bater 5 vezes no meio das costas, mantendo a mão aberta e num movimento rápido de baixo para cima.
O engasgo em crianças é um acidente frequente que pode levar à morte. Portanto, a melhor alternativa é evitá-lo, principalmente através da supervisão da alimentação e das brincadeiras, além de deixar sólidos pequenos fora do alcance das crianças.
Qual a cor do catarro da sinusite?
Quais as diferença entre Jacó e Esaú?
O que acontece se a pessoa tomar muito Rivotril?
Quais células fazem parte da matriz extracelular?
Qual o preço do buffet por pessoa?
Quem aprova as contas do condomínio?
O que é um patrimônio cultural e natural?
Qual é a medida de um braço forte?
Qual o faturamento anual das lojas Havan?
O que não pode comer quando está com labirintite?