O Sol é movido a hidrogênio, que se funde no calor do seu núcleo numa reação parecida com um reator atômico. Ele transforma hidrogênio em hélio.
"A fonte de energia do Sol é uma reação chamada fusão nuclear, na qual quatro núcleos de hidrogênio são convertidos em um núcleo de hélio. "Nessa reação há excesso de massa de hidrogênio com relação ao núcleo final de hélio.
O Sol é grande e concentra muito hidrogênio, sendo mantido por uma forte gravidade. Com isso, a pressão e a temperatura lá dentro são muito altas, fazendo com que os átomos de hidrogênio colidam entre si, no que chamamos de fusão nuclear, e gerem hélio.
O astro é alimentado por fusão nuclear e transforma hidrogênio em gás hélio em um processo que converte massa em energia. Depois que o suprimento de combustível acabar, o Sol começará a crescer drasticamente.
A Energia do Sol provém das reações de fusão nuclear entre átomos de hidrogênio e Hélio. Essas reações ocorrem no núcleo da estrela e a energia gerada é propagada por convecção até a superfície solar.
38 curiosidades que você vai gostar
A energia solar serve para diversas funções, pois utiliza o sol como fonte de energia, portanto é uma forma limpa e sem danos à natureza de se gerar energia elétrica com um grande aproveitamento, sendo o calor e a luz solar como umas das fontes mais aproveitáveis e promissoras energias no mundo.
As estrelas de sequência principal, chamadas de estrelas anãs, são a absoluta maioria das estrelas no Universo, o nosso Sol, por exemplo, trata-se de uma anã amarela, uma estrela de sequência principal de “baixa temperatura” quando comparada às estrelas mais quentes, como as anãs azuis.
No início as estrelas produzem o Hélio a partir do Hidrogênio (H), depois o Hélio (He) é queimado produzindo Lítio, e assim por diante. Dessa forma elas vão criando elementos novos. Essas reações ocorrem na região mais central, denominada núcleo.
Para o desenvolvimento da vida no planeta Terra é necessário luz e calor e o responsável por fornecê-los é o Sol. O calor emitido por essa estrela é fundamental para os seres vivos. ... O calor e a luminosidade proveniente dos raios vindos do Sol que alcançam a litosfera terrestre são chamados de insolação.