Os fatores causadores do estresse ocupacional são chamados de “riscos psicossociais”, e são: falta de controle ou autonomia sobre os processos, carga de trabalho excessiva, baixo apoio social, horário de trabalho incompatível ou pouco flexível, compensação insuficiente, entre outros.
No caso do estresse ocupacional, ele pode evoluir para a Síndrome de Burnout, um esgotamento físico e mental relacionado diretamente à vida profissional. Esse tipo de quadro demanda uma atenção maior. Recomenda-se que o indivíduo procure os serviços de um psicólogo ou psiquiatra.
Os sintomas mais comumente observados são o tremor muscular, fadiga física, desânimo, irritabilidade, dificuldade de concentração e instabilidade emocional. Por fim, a fase de exaustão consiste em uma extinção da resistência em decorrência de falhas nos mecanismos de adaptação.
Quais são os principais sintomas do estresse no ambiente laboral?
5 dicas para aliviar a tensão do trabalho
Doenças causadas pelo estresse no trabalho
Tratamento do estresse ocupacional. O tratamento do estresse ocupacional é estabelecido, sobretudo, em função dos sintomas e desconforto que a pessoa apresenta, assim como sua intensidade. Portanto, ele será adaptado de maneira individual, favorecendo sua evolução se o início do tratamento for precoce.
Como lidar? Bom, deixar de trabalhar não é uma opção, uma vez que o trabalho também é um dos pilares que fazem com que nos sintamos úteis no mundo em que vivemos. Entretanto, se você já sente os sintomas do estresse, ou mesmo que não os sinta, aqui vão algumas dicas para que você possa lidar com ele da melhor maneira possível.
Com o tempo, o estresse frequente gera desgaste físico e emocional, diminuindo a imunidade do indivíduo, que fica mais vulnerável a doenças. Segundo o International Stress Management Association (Isma), um em cada três brasileiros sentiu os efeitos do estresse no trabalho nos últimos meses- ficando atrás apenas do Japão no levantamento da entidade.
Seguindo adiante com o assunto estresse no trabalho, acredito ser essencial falar sobre um tema que tem causado bastante estresse nos mais diversos tipos de profissionais ao redor do mundo: a tecnologia e suas ferramentas. Como eu disse no item anterior, atualmente, as pessoas não param de trabalhar nem por um minuto.
O que é a falácia do falso dilema de um exemplo?
Quantas pessoas já morreram tentando escalar o Monte Everest?
Como se trabalha com o ábaco japonês?
Quantas horas uma grávida pode trabalhar?
Quantos GB de RAM tem o Moto G8 play?
Com quanto meses o bebe mexe na barriga?
Quanto dinheiro ganham os youtubers?
O que é comissão de permanência?
A onu e composta por quantos órgãos principais?
Quanto custa transferir veiculo?
Como encontar a pasta segura sansung por usb?
O camelo tem quantas corcovas?
Como contar pulsações por minuto?
Quanto tempo dura curso de cabeleireiro?