Wycliff criticava a doutrina da transubstanciação, através da qual, pelas palavras de um sacerdote, durante a eucaristia, o pão e o vinho transformavam-se no corpo e no sangue de Jesus Cristo.
O professor da Universidade de Oxford, John Wycliffe (1330-1384), desferiu duras críticas ao clero católico ainda no século XIV. ... Outra de suas críticas, mais de viés teológico, tinha como alvo a doutrina católica da transubstanciação de Cristo, no ritual eucarístico, isto é, na cerimônia eucarística do pão e do vinho.
Wycliffe afirmava que havia um grande contraste entre o que a Igreja era e o que deveria ser, por isso defendia reformas. Suas ideias apontavam a incompatibilidade entre várias normas do clero e os ensinos de Jesus e seus apóstolos. Uma destas incompatibilidades era a questão das propriedades e da riqueza do clero.
O que defendia Wycliffe
O Parlamento, com base na argumentação de Wycliffe, declarou que a submissão da Inglaterra a uma autoridade estranha era ilegal, pois havia sido decidida sem anuência da nação. Com sua argumentação ganhou hostilidade do clero e favores do Governo inglês.
Em 6 de julho de 1415, o reformador tcheco Johannes (Jan) Hus foi queimado na fogueira por criticar o poder terreno da Igreja em prol da justiça social. Diante do Concílio de Constança, recusou-se a renegar sua doutrina.
17 curiosidades que você vai gostar
No início do Século XVI a Igreja Católica era criticada pelo nível de corrupção dos padres (e suas ações imorais), pela prática das indulgências, por estar demasiadamente interessada em assuntos terrenos, intrometendo-se na política e por perseguir aqueles que pensavam diferente.
A Igreja Católica, por sua vez, enfrentava uma crise de credibilidade, e sua contestação vinha desde a Idade Média. As críticas à Santa Sé tratavam de questões como a quantidade de terras e outras riquezas nas mãos da Igreja, a corrupção dos clérigos, o abuso do poder, etc.
Em consonância com essa crítica, John Wyclif defendia que a salvação eterna era conseguida principalmente através da fé, criticando um posicionamento do clero católico de que essa mesma salvação poderia ser conseguida através das “boas obras”.
Luteranismo é uma doutrina religiosa que defende a salvação pela fé. Seus seguidores são chamados de protestantes, nome proveniente do movimento de protesto ocorrido na época da Idade Média. Surgiu no século XVI, em um contexto em que a igreja católica tentava monopolizar a sociedade.
Defendia que a comunhão do pão e do vinho deveria ser oferecida a todos os fieis. Além disso, Jan Huss pregava a ideia de uma Igreja pobre contra a opulência que apresentava a Igreja católica. Para eles, os esforços realizados pelo homem na Terra deveriam aproximá-lo do mundo perfeito de Deus.
Ele acreditava que qualquer um que pudesse ler deveria ter acesso a ele. Ele iniciou um movimento que traduzia a Bíblia para o inglês, copiado à mão da Bíblia latina.
A crítica de Hus incidia sobre a riqueza da Igreja Católica e a venda de indulgências por parte dos clérigos. Seguindo os ensinamentos de Wyclif, a autoridade dos ensinamentos das Escrituras contra a autoridade da tradição católica e da palavra do papa era também defendida por Jan Hus.
O protestantismo é uma divisão do cristianismo, criado com a Reforma Protestante do século XVI na Europa e que teve como liderança Martinho Lutero. Esse movimento marcou o fim da unidade cristã na Europa Ocidental.
Dentre elas estavam a afirmação de que a salvação eterna era conseguida através da fé em Deus, bem como o posicionamento contrário à venda de indulgências – o perdão concedido pela igreja aos pecadores – praticada pelo clero católico.
Despejavam-se ataques contra o comportamento imoral dos sacerdotes, contra o clima de corrupção do clero, contra as negociatas envolvendo coisas sagradas. Havia também o descontentamento dos comerciantes, que sentiam a necessidade de urna nova ética religiosa mais de acordo com a ambição material.
Entre as teses mais importantes, destacou-se, principalmente, a afirmativa da fé cristã como único caminho para salvação eterna e a Bíblia como única fonte para a fé. Essas ideias foram lançadas contra a postura da Igreja que em 1520 excomungou Lutero pelos seus ideais reformistas.
Em 1534, o parlamento inglês aprovou o Ato de Supremacia que anunciou a criação da Igreja Anglicana. O anglicanismo preservara os moldes hierárquicos e a adoração aos santos católicos. No que se refere às suas doutrinas, o anglicanismo incorporou alguns princípios calvinistas.
O calvinismo é uma doutrina religiosa, também chamada de fé reformada. O ponto central do pensamento religioso de João Calvino é a predestinação. O calvinista acredita que, desde a criação do mundo, Deus estabeleceu quais indivíduos seriam salvos e quais seriam condenados.
Os principais nomes da Reforma ProtestanteJoão Calvino (1509 – 1564) ... Philipp Melanchthon (1497 – 1560) ... Ulrich Zwingli (Zwinglio ou mesmo Ulrico Zuínglio) (1484–1531) ... Thomas Müntzer (1489 – 1525) ... Martin Bucer (1491 – 1551) ... Johannes Brenz (1499 – 1570) ... Jan Hus (1369 – 1415) ... Johannes Bugenhagen (1485 – 1558)
Nos séculos 14 e 15 alguns movimentos esporádicos de protestos surgiram contra os ensinos e práticas da Igreja medieval e alguns líderes foram chamados de pré-reformadores: João Wycliff (1325-1384), João Huss (~1372-1415) e Jerônimo Savonarola (1452-1498), por combaterem irregularidades e imoralidades do clero, ...
Indulgência na Igreja Católica
Durante a Idade Média a Igreja Católica tinha um enorme poder político e econômico. Nesta época, a igreja também ficou conhecida pela venda de indulgências, ou seja, concedia o perdão divino para qualquer pessoa que pagasse por isso.
As 95 teses de Martinho Lutero, em 31 de outubro de 1517, marcaram o início da reforma protestante. Suas críticas estavam relacionadas, entre outras coisas, com a venda de indulgências. Esse recebimento de perdão dos pecados mediante pagamento era contrário ao que Lutero defendia: a doutrina “salvação pela fé”.
Um dos problemas que estavam na raiz da corrupção de parte do clero era a questão da venda de indulgência, que foi o principal alvo de Lutero. Bom, o ponto principal da crítica de Lutero é a questão das indulgências.
Muitos estudiosos têm acusado a corrupção de determinados papas ao longo da história como sendo os responsáveis pelos principais erros cometidos pela Igreja Católica e pelas críticas direcionadas a ela, especialmente durante o saeculum obscurum e o renascimento, destacando a simonia e o nepotismo.
Como devo posicionar o paciente em DD e DL?
Pode guardar os livros no Guarda-roupa?
Como colocar documentos na petição inicial?
Como uma pessoa sedentária deve começar a praticar a corrida?
O que fazer com uma pessoa amargurada?
Como organizar o Guarda-roupa por looks?
O que são riscos ambientais e como prevenir?
Como organizar livros em PDF no computador?
Como funciona comprar moto financiada?
Como organizar o horário de estudos?
Como remover o TrustedInstaller do PC?
Como abrir a fechadura com um clipe?
Quais são as influências indígenas?
Qual é a relação da remuneração com a motivação dos trabalhadores?
Como organizar E-books no Kindle?
Como organizar livros pequenos?
Como tirar papel de parede Impermeavel?
É possível comprar passagem de ônibus na hora?