A Taxa Selic baixa tende a estimular o consumo e, por consequência, a atividade produtiva. O investidor que perde o interesse na renda fixa parte para o mercado em busca de opções. Ações relacionadas a bens de consumo, como farmacêuticas, indústria de alimentos e afins podem se valorizar com a queda da Selic.
As principais opções de investimento com a queda da Selic
Quais são as opções para investir com a taxa de juros baixa? O que muda com uma Selic desfavorável é apenas a distribuição dos ativos na carteira. Com ou sem ativos indexados a essa taxa, o importante é que se tenha uma parte com liquidez imediata, aquela destinada ao fundo emergencial.
Quando a Taxa Selic baixa, os títulos públicos indexados a ele oferecem uma menor remuneração. Ou seja, as aplicações em renda fixa passam a não ser tão interessantes. Isso afeta até mesmo a poupança tradicional, assim como os títulos do Tesouro Direto, CDBs e outros investimentos.
Taxa Selic baixa para investimentos Quando há uma redução da Selic, os títulos públicos indexados a ela e as aplicações em Renda Fixa passam a oferecer uma remuneração menor – existe uma queda no rendimento, em outras palavras.
Favorece a Bolsa: A Selic baixa reduz o ganho de aplicações de renda fixa como fundos DI, caderneta de Poupança e Tesouro Selic. Com o rendimento baixo nesses produtos, as pessoas preferem investir em ativos como ações.
Os cortes na Taxa Selic são feitos para aumentar o consumo. Normalmente, quando os juros caem, o valor do crédito também segue a mesma trajetória. Assim, as pessoas costumam buscar empréstimos, o que aumenta a circulação de dinheiro. Ao mesmo tempo, a inflação tende a aumentar.
Durante quase seis anos, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) diminuiu sucessivamente a taxa básica de juros (Selic) no Brasil, respondendo a tempos de inflação baixa e a uma antiga demanda de indústrias e empresas, que queriam juros baixos para conseguir crédito mais barato e, assim, serem mais ...
Fundos de ações, fundos multimercados e outros produtos atrelados a renda variável podem ser uma opção para aumentar a rentabilidade em períodos de inflação baixa.
Portanto, para quem quer montar a reserva de emergência , é recomendável investir diretamente no Tesouro Selic, que pagará cerca de 100% do CDI . Outra opção é investir em um fundo DI Simples, que aplica toda a carteira no Tesouro Selic e não cobra taxa de administração .
Na verdade, é isso mesmo. A taxa Selic é tão importante no funcionamento do mercado que merece ser estudada e compreendida nos seus detalhes por quem está interessado em investir. Para tirar todas as dúvidas sobre o que é a Selic, para que ela serve e como influencia os investimentos, InfoMoney preparou este guia completo.
Tudo parece, em algum grau, estar relacionado com ela. Na verdade, é isso mesmo. A taxa Selic é tão importante no funcionamento do mercado que merece ser estudada e compreendida nos seus detalhes por quem está interessado em investir.
De modo geral, uma elevação da Selic beneficia os investimentos de renda fixa, que oferecem uma remuneração baseada em juros. É o caso dos títulos públicos do governo federal, dos tradicionais CDBs emitidos pelos bancos, das letras de crédito, das debêntures, entre outras opções.
Taxa Selic baixa: é bom ou ruim para meu dinheiro? A diminuição da Selic de 2,25% para 2% afeta diversos investimentos disponíveis no mercado – e não para por aí. Entenda o que essa queda representa.
Como funcionam as ondas de rádio AM e FM?
Como funciona o Hard Rock Hotel?
Como funciona o Fortcap Fortaleza?
Quais são os produtos que a Hotmart vende?
Como imprimir 4 páginas em uma folha PDF?
Como improvisar campo harmônico?
Como preencher a guia do INSS na internet?
Como preencher o seu vazio existencial?
Como devo preencher o livro de movimento de caixa São Domingos?
Como usar o Prontuário Eletrônico do SUAS?
Como preencher ds-160 passo a passo?
Como preencher o reembolso no EBANX?
Como desenvolver miolo das costas?
Como imprimir todas as planilhas do Excel de uma vez?
Quem deve preencher o Livro de ordem?