As colheitadeiras separam a cana da palha, que é deixada sobre o solo, aumentando o teor de matéria orgânica na terra e protegendo-a contra erosão. A cana-de-açúcar, por sua vez, é picada e colocada no caminhão, devendo ser entregue na usina em menos de 24 horas para evitar a perda de sua qualidade.
O bagaço é queimado em caldeiras produtoras de vapor, substituindo combustíveis de fontes não-renováveis, como gás natural e carvão. “O vapor alimenta uma turbina, movimentando hélices que geram energia mecânica”, conta o engenheiro.
A maior usina de cana-de-açúcar do mundo – a São Martinho, em Pradópolis (SP) – pode adicionar milho como segunda fonte de matéria-prima para impulsionar sua produção de etanol, informou a companhia.
A moenda é o processo mais tradicional e está presente em 90% das usinas do país. A cana desfibrada é moída e assim o caldo é extraído. Geralmente usa-se um conjunto com mais de um jogo de moendas para que a extração seja completa.
A caldeira é um dos equipamentos mais importantes para indústria sucroenergética, pois é responsável pela geração de vapor e produção de energia das unidades.
A maior empresa de produção de álcool combustível no Brasil está na região de Ribeirão Preto. Entre as 10 maiores, seis são da região. Entre as 50 maiores, são 19; e entre as 100 maiores, 28. O quadro demonstra que a liderança histórica vem se mantendo, mesmo com a expansão da cana em outras áreas do país.
UHE Belo Monte
UHE Belo Monte, a maior usina hidrelétrica 100% brasileira. O Brasil possui a matriz energética mais limpa e renovável do planeta e a Usina Hidrelétrica Belo Monte, instalada no rio Xingu, no Pará, contribui para este resultado.
Usinas de cana-de-açúcar são exemplo de economia circular. Foto: Na Lata. Maior produtor de cana-de-açúcar do mundo, o Brasil conta com mais de 400 usinas de cana-de-açúcar espalhadas pelo país, concentradas principalmente no Centro-Sul e no Nordeste. Desse total, 35 são Usinas Sócias e vendem toda sua produção exclusivamente para a Copersucar.
O processo de produção de açúcar é a base da economia desta região. Assim, um número cada vez maior de usinas que estão em um processo de desenvolvimento e implantação de processos automáticos de controle. O presente trabalho visa o estudo de parâmetros de controle e monitoramento dos processos que compõem a linha de produção do açúcar.
Os processos de produção de açúcar e etanol são relativamente simples, porém, possuem etapas críticas ao longo do caminho. Além disso, a tecnologia utilizada é muito semelhante em todas as usinas brasileiras. Há apenas variações nos tipos e qualidades dos equipamentos, controles operacionais e, principalmente, nos níveis gerenciais.
A composição química da cana de açúcar é muito variável em função das condições climáticas, das propriedades físicas, químicas e microbiológicas do solo, do tipo de cultivo, da variedade. Da idade, do estágio de maturação, do estado sanitário, entre outros fatores.
Como ver o hostname no Ubuntu?
O que é uma anamnese de enfermagem?
Qual o prazo para cobrar FGTS não depositado?
Qual a diferença entre água destilada e água natural?
Qual o objetivo da anamnese na psicologia?
Como saber se a pessoa vai ter um AVC?
Quantos estágios têm o câncer de estômago?
O que precisa para ser árbitro judicial?
Quais os documentos que acompanham o recurso de apelação?
Quais os tipos de insulfilm permitidos?
Quanto custa um processo de interdição?
Qual o tipo de diabetes que precisa tomar insulina?
Quanto ganha uma empregada doméstica na Europa?
Pode comer alimento com bolor?
Qual a cor do detergente para lavar roupa?