O que Freud fala sobre aprendizagem?

Pergunta de Fábio Francisco Guerreiro Pereira Loureiro em 31-05-2022
(43 votos)

Na perspectiva do sujeito do inconsciente, a aprendizagem é um processo de transformação por resolução ou dissolução de antigas formações em novas formações do inconsciente. Com a pulsão de saber (Die Wissentrieb), Freud (1905d) vinculou curiosidade, saber e conhecimento.

Como o professor pode usar a teoria de Freud para o processo de Ensino-aprendizagem?

Em outras palavras, o professor não é um psicanalista. Nesse contexto é que Freud introduz a noção do educador analisado ou com informação psicanalítica que conduziria o processo educativo no caminho da realidade, trazendo a concepção de um trabalho educativo psicanaliticamente esclarecido (Freud, 1913-1914).


Como se dá a aprendizagem Segundo Freud?

Freud, a mola propulsora do desenvolvimento intelectual é sexual. Não há aprendizagem sem relação. O que isso nos diz? Que o ato de aprender, presumi sempre uma relação com o Outro, não há ensino sem professor.

O que a teoria psicanalítica pressupõe em relação à aprendizagem?

Pressupõe uma relação com outra pessoa, a que ensina, envolve a relação professor-aluno. Aprender é aprender com alguém. Freud nos mostra que um professor pode ser ouvido quando está revestido por seu aluno de uma importância especial. Graças a ela, o mestre passa a ter em mãos um poder de influência sobre o aluno.

Porque desejamos aprender Segundo Freud?

Para Freud as primeiras investigações são sempre sexuais e não poderiam deixar de ser, o que realmente está em jogo é a necessidade que a criança tem de definir seu lugar no mundo. ... O desejo de saber associa-se com o desejo de dominar, ver e o sublimar.

Freud e a Educação - Parte 1


21 curiosidades que você vai gostar

Porque desejamos aprender?

O aprender surge como oportunidade de movimento, nos desafiando e agregando valor. O ser humano é um ser social, por essa razão tende a nos ser intrínseco a necessidade de pertencimento e o desejo de interagir com o Outro.

Qual foi a contribuição de Freud para a educação?

As maiores contribuições de Freud nessa área estão no conhecimento do desenvolvimento sexual da criança (leia a reportagem sobre educação sexual) e no papel da linguagem. Pelo menos em duas ocasiões, Freud escreveu que Educação, política e psicanálise são atividades "impossíveis", pois as três lidam com a palavra.

Quais são as contribuições da teoria psicanalítica para a aprendizagem?

Outra contribuição da Psicanálise para o contexto educacional é reconhecer e trabalhar com todos os processos transferenciais que envolvem o processo de aprendizagem. A Psicanálise busca entender como esses aspectos são estabelecidos e como podem ser manejados pelo educador para potencializar o processo educativo.

Qual a maior contribuição da teoria psicanalítica para educação?

A psicanálise auxilia nas práticas educativas, pois permite a reflexão e que o professor entenda a realidade pedagógica em torno do aluno e suas práticas, e realizar as escolhas em torno de sua atuação em sala de aula, mesmo com base no posicionamento teórico.



Outras questões

Como tirar o nervosismo antes de um jogo?

Como dividir a mesma coluna no Excel?

Como não sentir pressão no futebol?

Como transferir o jogo de um HD para outro Steam?

Como se proteger do frio na hora de dormir?

Como colocar o termo comum em evidência?

É normal não querer se relacionar?

O que significa a palavra compartilhada?

O que colocar no lugar da palavra diante?

Quando algo é função?

Como multiplicar grama esmeralda?

O que pode substituir a palavra Claro?

Qual o significado da palavra filmes?

Qual farinha substitui a tapioca?

Qual a palavra que substitui quando?

O que pode substituir a palavra respondeu?

Como permitir compras dentro de apps iPhone?

Por que a intolerância é tão prejudicial à sociedade?

O que pode substituir a palavra direitos?

Como fazer contas com os dedos?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com