Na perspectiva do sujeito do inconsciente, a aprendizagem é um processo de transformação por resolução ou dissolução de antigas formações em novas formações do inconsciente. Com a pulsão de saber (Die Wissentrieb), Freud (1905d) vinculou curiosidade, saber e conhecimento.
Em outras palavras, o professor não é um psicanalista. Nesse contexto é que Freud introduz a noção do educador analisado ou com informação psicanalítica que conduziria o processo educativo no caminho da realidade, trazendo a concepção de um trabalho educativo psicanaliticamente esclarecido (Freud, 1913-1914).
Freud, a mola propulsora do desenvolvimento intelectual é sexual. Não há aprendizagem sem relação. O que isso nos diz? Que o ato de aprender, presumi sempre uma relação com o Outro, não há ensino sem professor.
Pressupõe uma relação com outra pessoa, a que ensina, envolve a relação professor-aluno. Aprender é aprender com alguém. Freud nos mostra que um professor pode ser ouvido quando está revestido por seu aluno de uma importância especial. Graças a ela, o mestre passa a ter em mãos um poder de influência sobre o aluno.
Para Freud as primeiras investigações são sempre sexuais e não poderiam deixar de ser, o que realmente está em jogo é a necessidade que a criança tem de definir seu lugar no mundo. ... O desejo de saber associa-se com o desejo de dominar, ver e o sublimar.
21 curiosidades que você vai gostar
O aprender surge como oportunidade de movimento, nos desafiando e agregando valor. O ser humano é um ser social, por essa razão tende a nos ser intrínseco a necessidade de pertencimento e o desejo de interagir com o Outro.
As maiores contribuições de Freud nessa área estão no conhecimento do desenvolvimento sexual da criança (leia a reportagem sobre educação sexual) e no papel da linguagem. Pelo menos em duas ocasiões, Freud escreveu que Educação, política e psicanálise são atividades "impossíveis", pois as três lidam com a palavra.
Outra contribuição da Psicanálise para o contexto educacional é reconhecer e trabalhar com todos os processos transferenciais que envolvem o processo de aprendizagem. A Psicanálise busca entender como esses aspectos são estabelecidos e como podem ser manejados pelo educador para potencializar o processo educativo.
A psicanálise auxilia nas práticas educativas, pois permite a reflexão e que o professor entenda a realidade pedagógica em torno do aluno e suas práticas, e realizar as escolhas em torno de sua atuação em sala de aula, mesmo com base no posicionamento teórico.
Como faço para trabalhar com gesso?
Como diagnosticar colestase na gravidez?
Como utilizar o programa FluidSim?
O que significa trabalhar com projetos no ensino fundamental?
Qual o tipo de política monetária adotada no Brasil?
O que devemos fazer para ter uma boa convivência em grupo?
Como identificar as habilidades?
Como é trabalhar com fornecedores?
Como identificar base emissor e coletor?
Como trabalhar com representacoes?
Quantas horas por dia o preso pode trabalhar?
O que é complexo de Édipo para a psicanálise?
Como identificar a sífilis primária?
Como identificar a coesão no texto?
Como saber qual o tipo de cobra?
O que é o número de Fibonacci?