O Realismo no Brasil teve início no ano de 1881, quando Machado de Assis (1839-1908), que, até então, era um escritor romântico, publicou a obra realista Memórias póstumas de Brás Cubas. Dessa forma, o autor mostrava o seu desencanto com a estética romântica e o conservadorismo que ela representava.
Machado de Assis foi o principal nome do Realismo brasileiro, o primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras e um dos escritores mais aclamados da literatura. O carioca nascido no Morro do Livramento atuou como jornalista, crítico, cronista, dramaturgo e poeta.
O Realismo é um movimento artístico amplo e com grandes representações na literatura, mediante obras como as de Gustave Flaubert e Machado de Assis. O Realismo é um movimento artístico amplo que se apresenta contra os arroubos sentimentais e idealistas do Romantismo.
No Brasil, o realismo foi um movimento literário em que seu principal expoente foi Machado de Assis. Inclusive, tal estilo teve como marco inicial no país a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubras, um dos mais célebres romances machadianos.
Nascido em 21 de junho de 1839, na capital do Rio de Janeiro, Joaquim Maria Machado de Assis foi um escritor à frente de seu tempo. Por meio das suas obras, ele retratou a sociedade brasileira, expondo não só os seus lados positivos, mas também as ironias e as hipocrisias observadas no dia a dia.
19 curiosidades que você vai gostar
A partir de Memórias Póstumas, ele se consagrou como um profundo conhecedor da psique humana, explorando as hipocrisias e vaidades de seus personagens em narrativas irônicas onde o pessimismo se veste de bom-humor sem perder a profundidade e a oportunidade de alfinetar a política e a sociedade da época.
Machado tratava com frequência sobre a ascensão social e a manutenção das aparências sociais por meio de críticas à burguesia, dando luz ao realismo brasileiro. Suas obras, recheadas de ironias, abordam o que o autor observava na sociedade da época.
Valorização da objetividade e dos fatos. Impessoalidade, apagamento das ideias do autor. Descrições de tipos sociais ou situações típicas. Fim das idealizações: retratos de adultério, miséria e fracasso social.
O Realismo foi um movimento artístico do final do século XIX que se contrapôs ao estilo anterior, o Romantismo. No Brasil, tal estilo teve como marco inicial a publicação do romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.
Qual é a diferença entre um Enantiômero e um diastereoisômeros?
Como vender mais em um restaurante?
Quem fez acordo pode sacar o FGTS?
Quanto equivale 5 ug de vitamina D?
O que plantar em vasos de madeira?
Como os caldos podem ser divididos?
O que significa K no disjuntor?
Quais são as melhores orações?
Qual o melhor antibiótico para bronquite?
Quem são os seres procariontes?
Quanto tempo deixar os cristais no sol?
Porque Mordecai não se curvava diante de Hamã?
Quem deverá arcar com os honorários do perito judicial?
Para que serve açafrão com água em jejum?