O Plano Salte foi a principal medida do governo Dutra para incentivar a economia nacional e reorganizar os gastos públicos, buscando resolver os problemas na saúde, alimentação, transporte e energia.
O objetivo do SALTE era estimular e melhorar o desenvolvimento de setores de saúde, alimentação, transporte e energia por todo o Brasil, assim ajudando e melhorando as condições de vida da população brasileira.
Em maio de 1947, o Plano Salte pretendia reorganizar os gastos públicos com saúde, alimentação, transporte e energia. Por meio dessas ações de controle, o governo Dutra conseguiu atingir uma média anual de crescimento econômico de 6%.
Plano de Metas foi um programa cuja finalidade era melhorar as infraestruturas brasileiras implementado durante o governo de Juscelino Kubitschek (1956-1960). O projeto definia trinta objetivos, agrupados em cinco setores, a serem alcançados: energia, transporte, indústria, educação e alimentação.
- Criação da Escola Superior de Guerra voltada para a formação de oficiais militares; - Criação de incentivos que favoreceu a instalação no país de grandes empresas estrangeiras; - Criou o Plano SALTE (focado nas áreas de Saúde, Alimentação, Transportes e Energia).
45 curiosidades que você vai gostar
O Plano Salte foi a principal medida do governo Dutra para incentivar a economia nacional e reorganizar os gastos públicos, buscando resolver os problemas na saúde, alimentação, transporte e energia.
Plano SALTE é o nome de um plano econômico elaborado pelo governo brasileiro, na administração do presidente Eurico Gaspar Dutra (1946-1950) que tinha como objetivo estimular o desenvolvimento de setores como saúde, alimentação, transporte e energia (exatamente o significado da sigla "SALTE").
1951 - O governo anuncia o plano quinquenal, que ficaria conhecido como Plano Lafer. O plano prometia investimentos de até US$ 1 bilhão para desenvolver a indústria de base, a produção de energia e os transportes.
O Plano Salte consubstanciava o programa a ser executado no período de 1949 a 1953, com o objetivo de proporcionar melhores condições de saúde, de alimentação, de transporte e de energia. ... Quanto à alimentação, o plano considerava importante conceder facilidade de recursos para o consumo e para o comércio.
As importações sem regulamentação fizeram com que as reservas cambiais do nosso país fossem reduzidas de 708 milhões de dólares (1945) para 92 milhões de dólares (1947), forçando o governo a alterar sua política econômica |3|.
O Trienal fracassou no seu intento de estabilizar a economia e já em seu primeiro ano a taxa de crescimento ficou em 0,6% - contra uma previsão de 7% - e a inflação subiu para quase 80% no Índice Geral de Preços (IGP) dezembro a dezembro, enquanto a expectativa era de que a inflação declinasse.
O engano maior do Plano Trienal seria justamente supor que, através do planejamento econômico, seriam superados os impasses colocados à sociedade brasileira pela crise econômica e política desde 1961. Conclusão: não houve sequer tempo para implementar o plano em termos globais por falta de suporte político.
O Plano Trienal serviu para aumentar a instabilidade política nacional. Todo o projeto elaborado pelo Ministério do Planejamento de João Goulart não rendeu o esperado e a oposição aumentou a quantidade de críticas sobre o presidente brasileiro.
Assim, o governo de João Goulart tornou-se alvo da atenção do governo norte-americano, que passou a atuar para desestabilizar a posição do presidente. Essa atuação norte-americana encontrou apoio nos militares e na elite econômica do país, que, como mencionado, eram fortes opositores da política de Jango.
Governo Dutra
A nova Carta Magna, de 1946, garantia as liberdades individuais e extinguia a pena de morte. Dutra também estabeleceu uma política conservadora ao proibir a existência do Partido Comunista que passou à ilegalidade.
A adoção de medidas com intuito de controlar as importações brasileiras beneficiou diretamente o setor industrial, por acelerar o crescimento do setor gerando a intensificação do crescimento econômico no país.
Porém, o dado mais significativo para demonstrar a evolução da indústria brasileira neste primeiro período de industrialização por substituição de importações foi a taxa anual de crescimento da produção industrial que, entre 1932 e 1939, foi de 7,6%, patamar semelhante ao alcançado pela Argentina, 7,3% (Bulmer-Thomas ...
A substituição das importações se refere a um modelo de planejamento a favor da industrialização tardia de caráter meramente capitalista. Foi implantado em muitos países da América Latina, como o Brasil, o México, a Argentina e na África, a África do Sul.
Por cerca de 5 décadas, o Brasil perseguiu uma política de substituição de importação, que consistia em proteger a indústria, com o objetivo de transferir recursos (capital e trabalho, principalmente) do setor agrícola para o setor urbano-industrial, reduzindo os custos da industrialização.
O processo de substituição de importações pode ser caracterizado por uma industrialização fechada, ou seja, ser voltada para dentro visando prioritariamente o mercado interno e dependente de políticas governamentais que protegessem a indústria nacional em relação aos seus concorrentes internacionais.
“As formulações oficiais da política externa brasileira no início do governo Dutra enfatizavam dois temas gerais: a amizade e a colaboração com todas as nações do continente e a colaboração com todas as nações democráticas, de modo a consolidar a paz mundial”, escreve Moura.
O ponto de inflexão na política econômica ocorre com a troca de Correa e Castro por Guilherme da Silveira no Ministério da Fazenda em 1949, com a adoção de uma política expansionista de acordo com os interesses produtivos visando o crescimento econômico.
O Governo de Eurico Gaspar Dutra estendeu-se de 1946 a 1951 e deu início ao período conhecido como Quarta República Brasileira. Esse período iniciou-se com a deposição de Getúlio Vargas e estendeu-se até 1964, quando ocorreu o Golpe Militar.
Entre as principais características do governo estavam a emenda constitucional de 1960, o plebiscito realizado em 1963, que teve a vitória do presidencialismo e o plano trienal na área econômica.
Como identificar conjunções subordinativas?
O que o açúcar causa no corpo?
Qual é o papel social do Estado?
Onde eu posso morar com passaporte italiano?
Quem tem trombose pode comer carne?
Quantas calorias tem uma Heineken?
Quanto tempo fica um oficial temporário?
Quais as desvantagens da modernização do campo?
Quais são os dois tipos de depressão geografia?
O que fazer quando a tireoide está inflamada?
Como deixar papel duro com cola?
Quais foram as causas e as consequências da Revolução Industrial?
Quais as fases externas do pregão?
Como é feito exame de endoscopia digestiva alta?
Como as células NK reconhecem células infectadas?
Quanto ganha o dono de uma loja de roupas?